Dilma Roussef inaugurou a primeira das 44 turbinas bulbos da usina de Santo Antônio em Porto Velho (RO) na manhã desta terça-feira (05) no canteiro de obras da hidrelétrica do rio Madeira com direito a festival de fogos de artifícios. A Presidenta recebeu presentes dos alunos do curso técnico da instituição da "Acreditar" e de algumas mulheres que trabalham na usina.
Em companhia do Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, Dilma Roussef ressaltou a importância da mulher brasileira inserida no mercado de trabalho, porém, 10% de mulheres trabalhando nos canteiros de obras das usinas hidrelétricas do rio Madeira não é um número significativo.
Enfática em afirmar que os impactos ambientais das duas usinas do rio Madeira não são comparados com os das termoelétricas e energias nucleares. Para ela, as energias eólicas e solar são complementares às demais fontes de energia, pois na sua visão estas alternativas de energia não são capazes de gerar produção em uma determinada sociedade, tal como as usinas hidrelétricas do rio Madeira, que estão gerando mais de 20 mil empregos diretos.
Por fim citou o crescimento econômico do Brasil e fez um comparativo com os países que fazem parte do Brics (União dos países emergentes, tais como: África do Sul, Brasil, China, Índia e Rússia). De acordo com Dilma Roussef, o avanço econômico do Brasil está ligado às variedades de recurso que o meio ambiente do território brasileiro oferece ao povo trabalhador da nação brasileira.