WEB - Atuação em mídias sociais exige profissionalismo

Empresas interessadas em entrar nas redes sociais não podem perder de vista o horizonte de retorno dos investimentos

WEB - Atuação em mídias sociais exige profissionalismo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

À primeira vista, criar uma comunidade no Orkut e um perfil no Twitter a fim de começar a usar as redes sociais para promover a empresa pode parecer uma tarefa simples. Afinal, não há custos envolvidos e qualquer funcionário (sobretudo, se tiver menos de 25 anos) está, em tese, habilitado a ajudar neste momento. Mas, o que muitos empresários esquecem é que a rapidez com que as informações circulam na Web pode gerar crises de grandes proporções em questão de dias ou até mesmo horas
Por essa razão, é preciso que a empresa tenha sólidos pilares antes de ingressar nas redes sociais. Garantir a qualidade de produtos e serviços, a eficiência dos processos internos e a agilidade no atendimento aos clientes são cuidados fundamentais.
 
“Todo comércio eletrônico tem como calcanhar de Aquiles o atendimento ao cliente. Por isso, é preciso gerenciar a expectativa do consumidor. Esse é o grande gap do mercado. O cliente compra, não fica satisfeito, reclama e não tem retorno da loja. É fundamental que as críticas sobre atendimento tenham pronta resposta, diz Natan Sztamfater, diretor da PortCasa, varejista do segmento de cama, mesa e banho que tem forte presença na Web.
 
Já o diretor de Marketing e TI da Wine acredita que a falta de transparência e de humildade para reconhecer falhas são dois dos maiores erros que uma empresa pode cometer nas redes sociais. “Tentar enrolar o cliente pode ser o estopim de uma crise de imagem no ambiente virtual”, diz Anselmo Endilich.
 
Não por acaso, recomenda-se a contratação de pessoas e consultorias especializadas para orientar as principais estratégias e ações na Web. Entretanto, diante do aumento da demanda, esses profissionais ficaram super valorizados no mercado, tornando o custo de contratação muitas vezes inviável para médias e pequenas empresas. Por essa razão, companhias como a Madeira Madeira compartilham o profissional com outras empresas. Essa é uma forme de diluir o custo e, ainda assim, contar com uma pessoa especializada.
 
As empresas interessadas em entrar na onda das redes sociais também não podem perder de vista o horizonte de retorno dos investimentos na Web 2.0. A agilidade de disseminação da informação nas mídias sociais não se reflete na velocidade com que se observa a mensuração de resultados concretos sobre o faturamento.
 
Mesmo as empresas mais otimistas - como a Giuliana Flores, que afirma não passar um dia sem fechar uma venda graças às mensagens postadas no Twitter – reconhecem que este não é um processo imediatista. “Sabemos que o prazo para consolidar nossa posição na Intenet não é curto”, resume o diretor da empresa, Clovis Souza.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS