STJ é primeiro tribunal das Américas a conquistar certificação ISO 27001

STJ é primeiro tribunal das Américas a conquistar certificação ISO 27001

STJ é primeiro tribunal das Américas a conquistar certificação ISO 27001

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Superior Tribunal de Justiça do Brasil (STJ) é a primeira entidade do segmento nas Américas a conquistar a certificação ISO 27001 - norma internacional que define os requisitos para o estabelecimento do Sistema de Gestão de Segurança de Informação. A certificação foi obtida pelo STJ com apoio da Módulo - empresa brasileira especializada em tecnologia para Governança, Riscos e Compliance -, responsável por prestar consultoria e fornecer o software Módulo Risk Manager.

O ambiente de certificação foi o Centro de Processamento de Dados (CPD), unidade que processa, transmite e armazena informações sigilosas utilizadas no julgamento de processos e jurisprudências. O projeto para obtenção da ISO 27001 foi realizado em apenas oito meses, um grande desafio para as equipes no desenvolvimento e manutenção do processo de análise e tratamento dos Riscos.

“O software Módulo Risk Manager desempenhou um papel de grande importância na conquista da certificação, sendo responsável por garantir ao projeto agilidade, além de apoiar a estruturação dos processos de gestão e apoio na construção e implementação do Sistema de Gestão da Segurança da Informação”, afirma Cristiano Abadia, Coordenador da CIEP - Coordenadoria de Infra-Estrutura e Produção do STJ e responsável pelo projeto.

Durante o período de adequação à norma, o STJ utilizou o Módulo Risk Manager para mapear os riscos com alto nível de detalhes e fornecer informações relevantes para a construção dos planos de ação de cada demanda do projeto. A solução foi ainda responsável pela comunicação com as diferentes áreas envolvidas através do sistema Workflow Manager.

A Módulo também realizou consultoria para as análises, acompanhamento e tratamento de riscos, inventario do escopo, elaboração da Política de Segurança da Informação e de relatórios de segurança, capacitou as áreas envolvidas e fez uma pré-auditoria no ambiente de certificação.

“O Módulo Risk Manager foi a ferramenta que fomentou esse importante e necessário reconhecimento. A ISO 27001 é um selo de qualidade que confirma o compromisso do Superior Tribunal de Justiça brasileiro com as melhores práticas de governança e gestão integrada de TI”, destaca Abadia. “A conquista desta certificação denota a confiabilidade na manipulação dos dados, relativos a infra-estrutura de hardware e software, as pessoas e os processos que circulam pelo STJ”, completa.

Abadia ressalta que o Módulo Risk Manager continuará sendo utilizado no apoio à manutenção e controle de ações preventivas e corretivas envolvendo os procedimentos realizados no âmbito do CPD.

ISO 27001 - Publicada em outubro de 2005 pelo International Organization for Standardization e pelo International Electrotechnical Commision, a norma ISO/IEC 27001 permite à organização avaliar seus riscos e implementar controles apropriados para preservar a confidencialidade, integridade e disponibilidade de ativos de informação. O objetivo da norma é proteger as informações das organizações.

Este padrão é o primeiro da família de segurança da informação relacionado aos padrões ISO, que deverão ser agrupados à série 27000.

STJ - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é a corte responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil, seguindo os princípios constitucionais e a garantia e defesa do Estado de Direito.

O STJ é a última instância da Justiça brasileira para as causas infraconstitucionais, não relacionadas diretamente à Constituição. Como órgão de convergência da Justiça comum, aprecia causas oriundas de todo o território nacional, em todas as vertentes jurisdicionais não-especializadas.

Sua competência está prevista no artigo 105 da Constituição Federal, que estabelece os processos que têm início no STJ (originários) e os casos em que o Tribunal age como órgão de revisão, inclusive nos julgamentos de recursos especiais.

O STJ julga crimes comuns praticados por governadores dos estados e do Distrito Federal, crimes comuns e de responsabilidade de desembargadores dos tribunais de justiça e de conselheiros dos tribunais de contas estaduais, dos membros dos tribunais regionais federais, eleitorais e do Trabalho.

Julga também habeas-corpus que envolvam essas autoridades ou ministros de Estado, exceto em casos relativos à Justiça eleitoral. Pode apreciar ainda recursos contra habeas-corpus concedidos ou negados por tribunais regionais federais ou dos estados, bem como causas decididas nessas instâncias, sempre que envolverem lei federal.

Em 2005, como parte da reforma do Judiciário, o STJ assumiu também a competência para analisar a concessão de cartas rogatórias e processar e julgar a homologação de sentenças estrangeiras. Até então, a apreciação desses pedidos era feita no Supremo Tribunal Federal (STF).

Módulo - A Módulo é uma empresa brasileira, com atuação internacional, especializada em tecnologia para Governança, Riscos e Compliance. Atua nas áreas de software, consultoria e educação, oferecendo, há 23 anos, soluções inovadoras.

Nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, a Módulo foi a fornecedora do software Módulo Risk Manager, tecnologia para gestão de riscos que apoiou a prevenção, monitoramento e controle de incidentes e crises durante todo o evento.

Primeira empresa de segurança da informação no mundo certificada ISO 27001, e ISO 9001 desde 1998, a Módulo conta com clientes de todos os setores, tendo participado de projetos internacionalmente reconhecidos como as eleições eletrônicas brasileiras, a entrega de imposto de renda via Internet e o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Dentre os prêmios recém-conquistados destacam-se o Prêmio FINEP de Inovação na categoria Média Empresa – Região Sudeste e o título internacional de Hot Company 2008. O software Módulo Risk Manager também conquistou neste ano o Global Excellence Customer Trust Award 2008, na categoria solução em auditoria, e o Product Innovation Award 2008, na categoria Segurança & Gestão de Riscos. || www.modulo.com.br.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS