Minc anuncia permanência de agricultores na Floresta Bom Futuro

Minc anuncia permanência de agricultores na Floresta Bom Futuro

Minc anuncia permanência de agricultores na Floresta Bom Futuro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais de cinco mil famílias que vivem na Floresta Bom Futuro, no Alto Ariquemes (RO), têm a garantia de que poderão permanecer na área. O anúncio foi feito hoje pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que participou de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, na companhia do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. O encontro foi proposto pelo senador Expedito Júnior (PR/RO), vice-presidente da Comissão.

Minc reconhece que se o governo federal remover as famílias da área sul da floresta, onde estão há mais de 15 anos, “haverá um desastre ambiental e social”. O ministro citou, inclusive, que existem 10 escolas e 11 igrejas na reserva. Minc afirmou ter se reunido recentemente com o governador de Rondônia, Ivo Cassol, e com o Incra para que se possa chegar a um acordo em relação à parte norte da floresta, com áreas preservadas, mas que ainda há extração ilegal de madeira escoada por um caminho alternativo.  O ministro citou que há várias ações transitadas e julgadas, cujos réus era o governador Cassol e o próprio governo federal, ordenando a desocupação da área. “Fizemos um entendimento com o Ministério Público”, afirmou.

Expedito Júnior elogiou e parabenizou o ministro Minc por sua postura conciliatória. “Os atuais moradoress atuarão como fiscais do povo em defesa da reserva e evitando invasões, sendo aliados do governo para a manutenção da nossa fauna, da nossa floresta e riquezas minerais”, disse.

Minc afirmou que os governos local e federal terão de ceder outra área de preservação ambiental como contrapartida pela permanência dos atuais ocupantes nessa reserva no Alto Ariquemes.

O senador comemorou, ainda, a decisão do governo federal em manter o plantio da cana-de-açúcar em algumas áreas da Amazônia que já estão com projetos em andamento. “O ministro Stephanes nos garantiu que todos os projetos já aprovados e que estão em andamento, inclusive que conseguiram financiamentos externos, poderão concluir as obras”, destacou Expedito Júnior.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS