Senado aprova criação de 1.692 cargos no Judiciário e no TCU; maioria das vagas é comissionada

Senado aprova criação de 1.692 cargos no Judiciário e no TCU; maioria das vagas é comissionada

Senado aprova criação de 1.692 cargos no Judiciário e no TCU; maioria das vagas é comissionada

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
O plenário do Senado aprovou na madrugada desta quinta-feira (28) a criação de 1.692 vagas em vários tribunais, sendo 1.421 cargos comissionados (cargos de confiança, sem concurso público) e 271 vagas efetivas, segundo informações da Agência Senado.

Antes, os senadores já haviam aprovado uma Medida Provisória que dá reajuste a cerca de 1,4 milhões de servidores, sendo 800 mil civis e 600 mil militares. Servidores de 17 categorias são beneficiados por este reajuste. Como sofreu alterações, a MP retorna para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

A criação de vagas ocorreu por meio de projetos de lei da Câmara (PLCs), que agora seguem para sanção presidencial.

No Judiciário, o PLC 113/08 cria 116 cargos efetivos e 204 comissionados no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O PLC 116/08 cria 136 cargos efetivos e 11 comissionados no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 17ª Região, no Espírito Santo. Nesse mesmo tribunal, o PLC 117/08 cria 7 cargos efetivos e 4 comissionados. 

O PLC 119/08 cria 1.023 cargos comissionados no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região, em Pernambuco. Do total, 469 serão novas vagas e 554 serão vagas já existentes recriadas com salário maior.
 O PLC 121/08 cria 12 cargos efetivos no TRT da 11ª região, no Amazonas.

 Além dos cargos do Judiciário, o PLC 118/08 cria 179 cargos comissionados no Tribunal de Contas da União (TCU), vinculado ao Poder Legislativo.

 EXECUTIVO

Durante a entrega da proposta do governo para o Orçamento em 2009, o governo confirmou a criação de mais 72 mil vagas no Executivo. O ministro do Planejamento, Paulo Bernanrdo, destacou que não haverá contratação imediata destes cargos, que serão autorizados até 2010.

De acordo com o ministro, a alteração no Orçamento de 2008 é necessária porque o projeto aprovado pelo Congresso criando os cargos não prevê o escalonamento das contratações em três anos, como planeja fazer o governo.
 

Segundo Bernardo, a alteração enviada ao Congresso é apenas formal e não haverá a contratação imediata para estas 72 mil vagas. A maior parte destes cargos, 60 mil, são para a ampliação das universidades federais e escolas técnicas.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS