BC aguarda medidas do governo para avaliar fim da CPMF

BC aguarda medidas do governo para avaliar fim da CPMF

BC aguarda medidas do governo para avaliar fim da CPMF

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Banco Central preferiu não fazer avaliações sobre o fim da cobrança da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) a partir do ano que vem. Segundo o diretor de Política Econômica, Mário Mesquita, essa avaliação será feita somente após o governo definir quais medidas serão tomadas. "Não sabemos o que será cortado no consumo do governo. A medida que isso ficar claro o Banco Central vai fazer a sua análise", afirmou. Hoje, o BC divulgou o "Relatório de Inflação" em que prevê um crescimento da economia de 5,2% nesse ano e de 4,5% no próximo. O diretor lembrou que mesmo sem os R$ 40 bilhões da CPMF, o governo possui outras fontes de receita. "A política fiscal não se resume a esse tema." Em relação à inflação, Mesquita admitiu que o ambiente mais aquecido é propício para um aumento de preços. Ainda assim, o BC espera que a trajetória dos preços fique dentro da meta. Para este ano, a projeção de inflação foi elevada de 4% para 4,3% e, para 2008, de 4,2% para 4,3%. Essa previsão está dentro da meta, que é um IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos para cima ou para baixo. "A atividade econômica está aquecida e contribui par um ambiente de repasse de preço mais provável." Já no cenário de mercado, que trabalha com os dados da pesquisa feita semanalmente pelo BC junto a analistas do mercado financeiro, a previsão de inflação para este ano foi revista de 3,9% para 4,3%. Para 2008, foi mantida em 4,3%. O BC também divulgou no "Relatório de Inflação" as projeções de inflação para 2009. O BC espera que ela continue abaixo do centro da meta, em 4,2%. Já o mercado espera um IPCA de 4,9%. *VEJA TAMBÉM * Governistas descartam anúncio imediato de pacote para compensar perdas da CPMF * Bancos fecham nesta sexta-feira e só reabrem na próxima quarta (02)
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS