*De um total de 13 cidades brasileiras, Brasília é onde os empreendedores encontram mais facilidades para fazer negócios e atividades empresariais. A conclusão está no relatório Doing Business no Brasil, elaborado pelo Banco Mundial (Bird) e pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC). O estudo foi elaborado com base em cinco indicadores: abertura de uma empresa, registro de propriedade, obtenção de crédito, tributação e cumprimento de contratos.
*De acordo com o diretor do MBC, Cláudio Gastal, considerando o conjunto dos indicadores, Brasília ocupa o primeiro lugar do ranking por ser a cidade em que “a burocracia para abrir e tocar um negócio é menor”, mesmo sendo a sede do Poder Executivo brasileiro.
*Depois de Brasília, aparecem Manaus e Belo Horizonte. Em seguida, vêm Porto Velho, São Luis, Porto Alegre, Campo Grande, Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador, São Paulo e Cuiabá. Por último, está Fortaleza, onde as dificuldades para obtenção de crédito e execução do contrato são maiores, segundo Gastal.
*De acordo com o diretor, cidades como Porto Velho, São Luis e Campo Grande aparecem mais bem colocadas em relação ao Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, devido a fatores como o tamanho da população. “Porto Velho tem uma relação populacional bem mais baixa que São Paulo e Rio de Janeiro. Isso facilita, muitas vezes, o acesso aos trâmites burocráticos”, explica.
*O diretor salientou que os dados de São Paulo são referentes ao ano passado, quando foi divulgado um relatório mundial sobre 150 países. Nesse estudo, que analisou apenas dados relacionados à capital paulista, o Brasil aparece na 119ª posição, no ranking de países onde é mais fácil a realização de negócios.
**
Veja também :*
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira na capital
**
Acrecid faz parceria com a maçonaria em RO
*
Detonautas em Espigão D'Oeste - Rock, política e educação - Vídeo