Jaru é maior produtor do estado, seguido por Buritis e Ouro Preto d’Oeste
Foto: Shutterstock
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na última quinta-feira (11), os agricultores de Rondônia deram início à temporada de colheita de cacau, conforme estabelecido em 2019, com objetivo de aprimorar as técnicas de cultivo do cacau clonal local.
Essa iniciativa tem como propósito principal aprimorar a qualidade do cacau produzido no estado, conforme destacado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
O foco está na implementação de métodos que elevem a qualidade do cacau rondoniense. Atualmente, Jaru lidera a produção no estado, seguido por Buritis e Ouro Preto d’Oeste.
Diferenciado
Em novembro de 2023, o cacau de Rondônia recebeu o reconhecimento com o selo de Indicação Geográfica (IG) na categoria Indicação de Procedência (IP), conforme anunciado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
O INPI ressaltou as características distintivas do cacau rondoniense, destacando seu sabor único e a qualidade da gordura, ideal para a produção de uma variedade de produtos achocolatados com diferentes consistências e sabores.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!