NEGÓCIOS: Usina de etanol de milho é inaugurada oficialmente em Sorriso-MT

O Sistema Famato, presidido por Normando Corral, esteve presente e considerou o empreendimento uma oportunidade a mais para os produtores comercializarem o cereal

NEGÓCIOS: Usina de etanol de milho é inaugurada oficialmente em Sorriso-MT

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A FS Bioenergia, primeira usina de etanol do Brasil a utilizar milho em 100% da produção, foi inaugurada oficialmente na quinta-feira (28/10) em Sorriso-MT. Junto com a primeira unidade de Lucas do Rio Verde e previsão de expansão para outros municípios, é considerada a maior usina produtora de etanol de milho do país.
 
 
O Sistema Famato, presidido por Normando Corral, esteve presente e considerou o empreendimento uma oportunidade a mais para os produtores comercializarem o cereal.
 
 
“Antes da implantação das usinas de etanol de milho aqui no estado, o milho não tinha preço e nem liquidez. Era necessário alto investimento do governo federal para equalizar os preços. Para o produtor rural, a verticalização da produção pelas agroindústrias é fundamental pra manutenção da atividade”, afirmou Normando Corral.
 
 
A FS está no mercado mato-grossense há pouco mais de quatro anos. Atualmente, segundo dados da companhia, as duas unidades (Lucas do Rio Verde e Sorriso) processam 3,3 milhões de toneladas de milho por ano e produzem pouco mais de 1,4 bilhão de litros de etanol ao ano, o que representa um pouco mais de 5% de toda a produção de etanol do Brasil.
 
 
“Produzimos também 1,3 milhão de toneladas de produtos de nutrição animal que servem às cadeias de proteína animal como suínos, aves, bovinos e psicultura e produzimos também bioeletricidade, que são milhares de megawatts de energia elétrica a partir da biomassa”, informou o CEO da empresa, Rafael Abud.
 
 
O evento teve a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que destacou a importância do empreendimento para o país e da união da classe para o desenvolvimento sustentável do setor. “É fundamental a organização dos produtores em torno das federações e associações porque é assim que as coisas acontecem. Se tivermos as federações e associações de produtores organizadas, pautadas, sabendo o que querem, as coisas acontecem de maneira muito mais célere e facilita a vida da nossa agricultura”, frisou.
 
 
Em seguida, houve o lançamento oficial simbólico da safra 21/22 que também contou com a presença de lideranças do agro, produtores rurais e autoridades públicas municipais, estaduais e federais.
 
 
Para a nova safra, cujo plantio começou em setembro, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) estima produção de 37,41 milhões de toneladas de soja e 39,58 milhões de milho. O município de Sorriso, localizado ao norte do estado e considerado a capital nacional do agronegócio, lidera o ranking da expectativa de produção para a safra 21/22, com 2,12 milhões de toneladas de soja e 3,61 milhões de toneladas de milho.
 
 
Cluster – Em 2017, o Imea, instituto ligado ao Sistema Famato, publicou o estudo Cluster de Etanol de Milho para apresentar a viabilidade econômica dos investimentos de etanol de milho em Mato Grosso.
 
 
Os analistas percorreram mais de 3 mil quilômetros, visitaram 11 municípios, seis usinas de etanol (cana-de-açúcar, flex e full) e entrevistaram 70 pessoas. Identificaram as melhores regiões para a instalação de usinas no estado e a viabilidade social e ambiental dos empreendimentos.
 
 
“Uma usina de etanol contribui para a geração de empregos diretos, indiretos e induzidos. A cada emprego direto, por exemplo, o setor cria outros 14 indiretos e mais 10 induzidos. Além disso, esse modelo de negócio contribui na redução das emissões de CO2, mitigando em quase 70% a quantidade de Gases do Efeito Estufa (GEE), conforme o local onde a usina é instalada”, informou o superintendente, Cleiton Gauer.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS