A construção do lago iniciou durante essa semana e será de 150 metros quadrados
A praça das Bandeiras será toda revitalizada para 8ª Rondônia Rural Show / Foto: Secom
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A principal praça do Centro Tecnológico Vandeci Rack, a praça das Bandeiras, está recebendo reestruturação paisagística moderna e vai ganhar um novo atrativo: um lago escavado com peixes da região amazônica regional. A praça é o local do hasteamento de bandeiras brasileiras na solenidade oficial de abertura da 8ª Rondônia Rural Show, que acontece de 22 a 25 de maio, em Ji-Paraná.
A construção do lago iniciou durante essa semana e será de 150 metros quadrados, capaz de abrigar várias espécies de peixes comerciais da região, como pirarucu e tambaqui, por exemplo. Considerado o gigante da Amazônia, o pirarucu é o que mais se destaca em termos de crescimento. Em um ano pode atingir até 10 kg em condições ideais de cultivo. Já o tambaqui, graças ao melhoramento genético, pode atingir 1,8 kg em sete meses, segundo as pesquisas técnicas.
A inserção do peixe como atrativo no lago da praça das Bandeiras tem a proposta de atrair os visitantes a conhecer mais de perto uma das riquezas do agronegócio. “É um diferencial à praça. Nossa meta é oferecer um espaço alternativo ao visitante expondo mais um dos potenciais econômicos de Rondônia”, explicou o coordenador geral da feira do agronegócio, o servidor José Paulo Gonçales, afirmando que técnicas sobre a piscicultura estarão disponíveis nos estandes comerciais.
Um lago está sendo escavado e servirá como um viveiro para demonstração de peixes da região amazônica
Além do lago ornamental, uma cascata também será erguida junto ao viveiro dos peixes e a praça ganhará ajardinamento especial em toda área de 550 metros quadrados. Pelo projeto elaborado e que está sendo executado, a praça das Bandeiras será toda revitalizada, desde o plantio de novas flores à pavimentação dos acessos de pedestres no logradouro.
“Nosso objetivo é de apresentar um local de convivência social mais próximo possível da natureza”, disse o empresário Gustavo Dias, responsável pelo projeto paisagístico da praça, que no ano passado recebeu o nome do pecuarista Joaquim Dantas, homenagem ao pioneiro de Ji-Paraná falecido em 2016.
A 8ª Rondônia Rural Show é organizada e realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) ininterruptamente desde 2012. A feira deverá receber em 2019 público estimado de 100 mil pessoas durante os quatro dias.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!