O projeto “Aplicativo do Agricultor”, da zootecnista Lilian Barbosa foi vencedor da 4ª edição do Prêmio Boas Ideias
Foto: Secom - Governo de Rondônia
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em reunião técnica realizada no Gabinete da Secretaria da Agricultura (Seagri), na manhã desta quinta-feira (28) o Núcleo de Inovação Pública da Superintendência Estado para Resultado (EpR) apresentou o projeto “Aplicativo do Agricultor”, da zootecnista Lilian Barbosa, vencedor da 4ª edição do Prêmio Boas Ideias, que visa encurtar a distância entre o extensionista e o produtor rural.
Coordenado pela professora Epifânia Barbosa, gerente do Núcleo Central de Inovação Pública, o projeto foi apresentado ao titular da Seagri, José Paulo Gonçalves, que revelou-se satisfeito com a ideia do projeto, pelos resultados que pode gerar, e defendeu sua ampliação operacional, de modo que ele possa também coletar dados e gerar estimativas de produção no campo, de grãos, leite, peixes, etc.
Atendendo a expectativa do secretário, a zootecnista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) disse que esta é a segunda etapa do projeto, que contempla informações detalhadas de praticamente todas as atividades do campo, como identificação da propriedade, tamanho da área e da pastagem, número de vacas leiteiras, data de inseminação, parição, produção, descarte, dados sobre piscicultura, cafeicultura e outras áreas da produção.
Segundo ela, o celular já é realidade em cerca de 90% (entre 80% e 90% conforme dados da Emater) das propriedades rurais do Estado, fato que justificou o concepção do projeto, eis que a partir dele o agricultor vai poder ali mesmo obter informações essenciais para desenvolver suas atividades, o que não elimina a necessária presença do técnico extensionista em seu trabalho de orientação sobre técnicas de manejo e outras atividades ligadas a produção no campo.
A ideia, de acordo com Lilian Barbosa, é melhorar o atendimento da Emater, acelerando os ganhos econômicos e os processos das propriedades rurais, utilizando como ferramenta um aplicativo que auxilie no atendimento mais eficiente aos produtores rurais, encurtando a distância e melhorando os procedimentos da relação do órgão de assistência com quem produz.
“Dessa forma, ali mesmo o produtor pode conferir, pelo aplicativo, a relação de documentos e providências que deve adotar (inclusive alguns com preenchimento de formulários online) para obter e renovar licença para diversas atividades”, disse observando que outras informações sobre linhas de crédito para o campo e requisitos para contratação, por exemplo, também serão possíveis. Conforme suas explicações a ideia é que esta inovação sirva de instrumento para facilitar a comunicação e agilizar procedimentos rotineiros que não dependam da presença do técnico.
Entusiasta do projeto, Epifânia Barbosa disse que a missão de sua equipe no Núcleo de Inovação da EpR é transformar ideias como esta em política pública, reconhecendo o talento dos servidores envolvidos com a inovação, e assegurando que seu projeto tenha continuidade e que sirva para acelerar o crescimento econômico das propriedades rurais do Estado.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!