Uma má notícia – Por Valdemir Caldas

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Alguém já disse que violência e álcool andam quase sempre junto. E quem assim pensa está certíssimo. É verdade que o ambiente acaba proporcionando as condições ideias para a exploração da violência. Geralmente, onde há bebida, há, também, um coquetel de violência prestes a detonar.

Andou bem a Câmara Municipal de Porto Velho quando, em abril de 2011, aprovou o projeto de lei nº. 2.273/2011, de autoria do então vereador Elizeu da Silva (posteriormente, transformado na lei nº. 1.949/2011), proibindo a venda, o consumo e a exposição de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis, lojas de conveniências, lanchonetes e restaurantes, instalados dentro das áreas dos estabelecimentos.

O descumprimento da norma sujeita (na terceira pessoa do presente do indicativo, porque a lei ainda não foi revogada) os infratores à advertência, multa e suspensão das atividades por um período de sessenta dias. Em caso de reincidência, a multa é aplicada em dobro, assim como a suspensão, com direito a cassação do alvará de funcionamento.

Na época, o Ministério Público de Rondônia elogiou a proposta, chegando, inclusive, a enviar expediente à Câmara pedindo que a matéria fosse aprovada, como instrumento para reduzir o grande número de ocorrências policiais e ações públicas resultado de balbúrdias em vários estabelecimentos, principalmente nos fins de semana e feriados.

Na sessão de segunda-feira (12), porém, o plenário da Câmara aprovou um projeto de lei liberando a venda, o consumo e a exposição de bebidas alcóolicas nesses locais. Agora, a matéria será enviada ao prefeito Mauro Nazif (PSB), que, de antemão, prometeu sancioná-la, segundo seu vice-líder na Câmara. O negócio é arrecadar. Que se danem a vida e a paz social!

O caminho escolhido pela Câmara não poderia ter sido pior, sobretudo quando parcela expressiva da sociedade luta por mais segurança. Bebidas e noitadas nunca foram boas conselheiras. Pelo contrário, na maioria dos casos, constroem as bases para a manifestação mal.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS