Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O que está acontecendo com o povo desse país, conhecido por seu pacifismo e alegria? O que fizeram conosco? Estaremos indo para o caminho sem volta da Venezuela, cujo povo irmão tem sido dividido por governos ineptos e tresloucados, causando o que vemos hoje: algo próximo a um confronto entre gente do mesmo sangue? Criam-se cotas separatistas, leis para minorias, apenas abandono para as maiorias. Conduz-se um país gigantesco com discursos fúteis e ideologias ultrapassadas. De outro lado, adversários dos nossos governantes, ao invés de valorizar a democracia e tentar tirá-los do poder pelo voto, não só alardeiam golpes, usam de ferocidade e ofensas, como ainda convocam passeatas, agressões, violência. Dependendo dos interesses da hora, de quem sabe ser mais agressivo e antidemocrático, usa-se as redes sociais para ofender e ridicularizar ora a presidente Dilma Rousseff, legitimamente eleita; ora o presidente do STF, Joaquim Barbosa, como se ele não merecesse todo o respeito e reverência, tanto quanto a Presidente; ora outras figuras que merecem o tratamento que suas funções públicas exigem.
O que querem os que ajudaram a dividir o país em castas, classes, cores e sexo? Dividir para governar, até que nos tornemos uma nova Venezuela? E o que pretendem os celerados que, ao invés de tentar convencer à população com argumentos, para mudar essas história, preferem a linguagem dos trogloditas do passado? São cada vez mais raros os brasileiros que poderiam transformar esse país e o colocar nos trilhos, de novo. E ficam cada vez menores as chances de sairmos do rolo em que nos enfiaram, se a maioria dos brasileiros de bem não começar se mexer. É só uma reflexão, mas é importante que ao menos se fale sobre essa situação quase inacreditável que estamos vivendo.
PALAVRA DO ESPECIALISTA
"Pelo programa Papo de Redação, na TV Candelária, soube que o carro de um dos participantes havia sido apreendido. O motivo: o veículo estaria com o IPVA atrasado, embora, uma certidão negativa expedida pela Sefin, afirmasse o contrário. Independente dos fatos, ações dos agentes motivaram duas transgressões. Primeiro, não pode haver confisco de propriedade para quitação de imposto, salvo quando resultado de sentença judicial. Segundo: o ato foi praticado por agente incapaz. Somente os auditores fiscais estaduais estão legalmente habilitados a constituir o crédito tributário".
ILEGALIDADE GERAL
O texto acima é de um especialista. Osmario Ferreira Silva é tributarista e profundo conhecedor de toda a legislação que envolve questões como eventuais pendengas e problemas relacionados com tributos relacionados inclusive a veículos. Pelo que afirma Osmario, um veículo não pode ser recolhido apenas por estar com tributos atrasados. Se ele estiver certo, 95% das apreensões de carros pela Poíicia Federal, PM e pelo Detran são ilegais. Portanto, o contribuinte que se antene!
OAB DO PT
A OAB, que há muitos anos vem sendo gerida quase como uma instituição político-partidária, não poderia deixar de fazer mais uma idiotice.Circula na net informação de que a OAB exigiu que o Conselho Nacional de Justiça investigue o presidente do STF, Joaquim Barbosa. Uma afronta à maioria da população, que aplaude Barbosão e, mais uma vez, uma demonstração inequívoca de que uma das mais respeitadas e importantes instituições nacionais está agora na mão de petistas de carteirinha, com o perdão do trocadilho. Lamentável!
MELHOROU UM POUCO
Já que se criticou quando a União anunciou o gasto pífio de 560 mil para atender todos os problemas que a enchente causou em Porto Velho, seria injusto não reconhecer os mais de 5 milhões e 220 mil autorizados para a Capital e o Estado, na última sexta. Ainda é dinheiro insuficiente, mas dez vezes mais do que o originalmente enviado. Para se ter ideia,num cálculo aproximado, os prejuízos com as cheias, só em Porto Velho, podem superar a meio bilhão de reais, se não for mais, contabilizadas todas as perdas e o lucro cessante. Vamos recuperar isso algum dia?
PERDA TOTAL
Um número já é oficial: perdas de 60 milhões de reais na produção rural de Porto Velho. O número foi anunciado pelo secretário Leonel Bertolin, da Semagric, baseando apenas no que faturou o setor no ano passado. Nos distritos, onde o agronegócio porto velhense foi o maior de toda a região norte em 2013, as perdas das lavouras foram de 100 por cento. Havia uma expectativa de que, neste ano, a expansão do setor seria muito acima da média nacional. A enchente não deixou.
PODE SER MUITO PIOR
Bertolin, que tem feito um trabalho elogiável desde que assumiu o posto, estava visivelmente triste e abalado, em todas as entrevistas que deu à mídia. Infelizmente, motivos não lhe faltam pra essa preocupação. O setor que ele conduz com competência, teve praticamente perda total, com a enchente histórica. E depois que as águas baixarem, os números negativos podem saltar a muito mais. Até agora, só se calcularam as perdas da produção. Não estão aí os imóveis destruídos e vários outros aspectos que atingiram em cheio os produtores.
PERGUNTINHA
Depois do carnaval, os feriados religiosos. Em seguida, Copa do Mundo e eleições de outubro. Teremos tempo para produzir e tentar melhorar um pouco nosso país, neste ano?
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!