Compelidos pelo ódio – por Marquelino Santana

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os ribeirinhos brasivianos do rio Mamu – fronteira Brasil-Bolívia – foram vítimas de uma espoliação fraudulenta e desditosa, imposta por uma maquinação xenófoba internacional que de forma aviltante escorraçou as suas coletividades do lugar, mostrando ao mundo a face desdenhosa de um imbróglio diplomático que culminou com a expulsão humilhante desses extrativistas dos seringais nativos do Departamento de Pando a partir da primeira década do século XXI. 
 
A desapiedade descabida de um Estado nacional tacanho e reacionário, possuído por seus atos belicosos e exacerbados, esfacelou tradicionais modos de vida, provocou a derrocada de inúmeras famílias, desterritorializou remanescentes do primeiro e segundo ciclos da borracha, desalojou almas e seus devaneios poético-mitológicos, arruinou cotidianidades ancestrais, arrancou sonhos e bem viver, e exterminou todo um mundo simbólico-ontológico-cosmogônico da memória coletiva beiradeira. 
 
Na fronteira em pé de guerra ou na guerra silenciada, grupos paramilitares fortemente armados – também usados como massa de manobra – criaram um verdadeiro campo de concentração fluvial, adotaram práticas visivelmente facciosas, transformaram um lugar, até então, virtuoso e impoluto, num lugar ignóbil e tenebroso, execraram a vida e o lar, e julgaram e condenaram essas coletividades à revelia da declaração universal dos direitos humanos. 
 
Sem os brasivianos as águas e as matas perderam as suas encantarias, as relações estetizantes do homem com a terra foram afrontosamente extirpadas, as peculiaridades culturais foram abominadas sem complacência, os valores ontológicos do ser foram ardilosamente afugentados, e a viscosidade da exuberância cósmica ribeirinha foi perniciosamente condenada ao malogro. 
 
Eles foram alijados e obliterados do lugar, eles foram vítimas de um governo despótico e tirano, eles foram debilitados pela defraudação e degradação humana, eles foram sacrificados por um tratamento hostil e desmoralizante, e eles foram desterrados pela devassidão discrepante da aversão ao outro. Eles foram compelidos pelo ódio. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS