Tudo começou em uma tarde de calor, em um dia qualquer ainda no ano 2020, no auge da pandemia do coronavírus. Como fazia todas as tardes, por mais de duas décadas, o pequeno empresário Evandro Damasceno, então com 46 anos de idade, dirigiu-se à mercearia e bar de seu amigo e vizinho Francisco Moka, situada na rua Francisco Neri, no Conjunto Procon/Solar, bairro Vila Ivonete, em Rio Branco (AC). Pretendia, como de costume, fugir do calor tomando uma cervejinha e encontrar seus muitos amigos que também costumavam frequentar o local.
Mas, naquele dia, Evandro Damasceno, um homem natural de Tarauacá e membro de uma tradicional família do município, deixou o local com uma ideia na cabeça e alguns rabiscos no bolso que, quatro anos depois, prometem revolucionar a indústria das embalagens ao redor do mundo, além de, claro, fazer do criador da invenção o mais novo milionário do Acre.
“Naquele dia, ao chegar no Moka, o dono da mercearia, que estava sem um auxiliar como entregador, me pediu para tomar conta do comércio enquanto ele se ausentava para entregar dois galões de 20 litros cada de água mineral para uma cliente ali mesmo no bairro”, contou Evandro. “Hoje, ele faz essas entregas de bicicleta, mas, na época, fazia o serviço a pé e, naquela tarde, pude observar todo o seu sacrifício. Ele colocou um dos baldes no ombro, enquanto o outro segurava com o braço, carregando aqueles 40 quilos de água. O balde do ombro vazava água em gotas, e ele caminhava visivelmente desconfortável. Tanto que, a cada dez metros, acho, ele parava, abaixava a carga e descansava um pouco. Foi uma cena comovente, e ali percebi que outras pessoas, idosos ou crianças, ou mesmo pessoas com deficiência, passavam pelo mesmo sacrifício ao fazer esse tipo de transporte”, revelou.
Assim que Francisco Moka retornou do sacrifício, suado e cansado, Evandro Damasceno pediu ao amigo uma caneta e um pedaço de papel. “Ele me deu um pedaço de papel daqueles usados como embalagem de cigarro, que permitem que a gente escreva e rabisque com facilidade na parte interna. Comecei a desenhar o que eu entendia ser útil e funcional para adaptar às embalagens de água mineral no futuro”, revelou.
Depois de concluir o desenho, o inventor procurou o Sebrae para registrar a ideia e buscar indústrias interessadas em firmar parceria para executar o projeto. Inicialmente, as grandes indústrias reagiram de forma negativa, justificando que as novas adaptações encareceriam o produto final.
Rabiscos da ideia que revoluciou a indústria das embalagens ao redor do mundo/Foto: Arquivo pessoal
De acordo com o inventor, as novas embalagens permitem melhores condições de empilhamento e armazenamento, têm resistência extrema – já que não quebram com facilidade – e contam com alças para facilitar o encaixe e o apoio das mãos ao colocar a embalagem no bebedouro. “Além disso, imaginei que o peso no transporte pudesse ser dividido entre duas pessoas. Então, a embalagem que criamos tem espaços para que duas pessoas – mãe e filha, pai e filho, dois amigos ou mesmo duas crianças – possam transportar o garrafão em caminhadas curtas”, explicou Evandro Damasceno. “Também está chegando o garrafão de dez litros, menor e mais leve, que pode ser trocado como se faz com as embalagens de gás, permitindo que o consumidor substitua o menor pelo maior, de 20 litros, sem a necessidade de adquirir o garrafão maior diretamente”, acrescentou.
VEJA COMO FICOU:
Uma vez testada, a invenção se mostrou viável e já está sendo utilizada por indústrias no sul do país. No entanto, a ideia do inventor é montar uma planta industrial em Rio Branco, no Acre, ou, no máximo, em Manaus, no Amazonas. “Trazer insumos do sul do país para o Acre torna o transporte muito caro, inviabilizando o projeto. Em Manaus, é possível operar uma fábrica com uma máquina de sopro capaz de moldar as embalagens para deixá-las esticadas e consistentes. Ainda não tenho parceria nesse sentido. Sei que preciso levantar um grande investimento para instalar a fábrica em Manaus e, a partir de lá, exportar para todo o Brasil e para o mundo. Alguns países já demonstraram interesse no produto. A ideia é primeiro escalar o mercado no Brasil e depois expandir para mercados como China e Estados Unidos, que têm alta demanda por embalagens tradicionais e certamente investirão ao conhecer nossa invenção”, afirmou.
O inventor não revelou os valores já investidos no projeto nem quanto ainda será necessário para sua conclusão. “Posso garantir que tudo consumiu alguns milhões de reais, recursos meus e da minha família, mas o retorno, de acordo com os estudos que fizemos, está garantido”, assegurou.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Termos e condições de uso "Opiniões dos Assinantes"
A seção de Comentários do Portal Rondoniaovivo.com tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
Apenas assinantes do Portal Rondoniaovivo.com, devidamente cadastrados conforme item 1 abaixo, com nome e sobrenome verdadeiros, podem realizar comentários às reportagens através da Seção de Comentários.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do assinante cadastrado, inclusive nos casos de uso por terceiros que utilizem seu código de assinante.
A Seção de Comentários destina-se ao debate sobre o conteúdo publicado no Portal Rondoniaovivo.com, apenas para fins informativos e de entretenimento, excluindo qualquer utilização comercial ou publicitária. Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do Portal Rondoniaovivo.com e não são por ela endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.
O Rondoniaovivo permite que os leitores tirem do ar comentários que eles próprios tenham feito no site do jornal e queiram apagar. Escreva para redacao@rondoniaovivo.com
O Portal Rondoniaovivo.com tem a prerrogativa de, a seu exclusivo critério e independentemente de qualquer aviso ou notificação, retirar qualquer postagem do ar, mesmo que a postagem não viole as regras estabelecidas nestes Termos de Uso.
Os presentes Termos e condições de uso são regidos pela legislação da República Federativa do Brasil. Seu texto deverá ser interpretado no idioma português e os usuários submetem-se ao Foro Central da Comarca de Porto Velho.
Forma de acesso e cadastro ao comentário
Para que seja permitido o acesso do assinante a Seção de Comentários, objeto do presente termo, é necessário ser assinante do Portal Rondoniaovivo.com e possuir seu e-mail cadastrado e senha de acesso ao site. Caso ainda não tenha realizado seu cadastro, preencha o formulário de Cadastramento.
Ao realizar seu cadastramento, o assinante se compromete a observar esses Termos de Uso, a utilizar termos aceitáveis socialmente, e a não desrespeitar a lei e a ordem pública.
O assinante deverá informar seu próprio endereço eletrônico a ser utilizado para sua identificação no comentário. A senha poderá ser alterada a qualquer momento para sua identificação e permissão de acesso à página de comentários.
Todas as informações do assinante são protegidas por senha para a sua segurança e privacidade.
As páginas de internet estão sujeitas a problemas de interrupção, falha técnica ou indisponibilidade de funcionamento temporário, não tendo o Portal Rondoniaovivo.com qualquer responsabilidade sobre tais ocorrências.
O Portal Rondoniaovivo.com registra o IP, data e hora de acesso de todo internauta que se conecta ao sistema de comentários. O registro é feito nos termos da Lei 12.965/2014, e os dados poderão ser fornecidos a autoridades públicas, na forma da Lei, quando for necessária a identificação do autor de um comentário.
Serão vetados comentários que:
- Não tratem do assunto objeto da reportagem em que foi postado;
- Utilizem linguagem chula, grosseira ou ofensiva, palavras cortadas por caracteres ou escritos em outra língua que não o português e totalmente em maiúscula;
- Divulguem links e contas de redes sociais;
- Divulguem Banners publicitários;
- Ofereçam qualquer tipo de produto para venda, procurar anunciantes e patrocinadores;
- Veiculem material pornográfico, persecutório, ameaçador, racista ou discriminatório com relação a raça, religião ou nacionalidade;
- Veiculem informação sobre atividades ilegais e incitação ao crime;
- Veiculem afirmações ou material calunioso, injurioso ou difamatório;
- Veiculem propaganda política para candidatos, partidos ou coligações, bem como propaganda a respeito de seus órgãos ou representantes;
- Contenham páginas e arquivos criptografados ou protegidos por senhas;
- Veiculem programas e arquivos que contenham vírus ou qualquer outro código que ponha em risco arquivos;
- Veiculem informação relativa a pirataria de software;
- Utilizem-se do serviço, desvirtuando sua finalidade, com o intuito de cometer qualquer atividade ilícita;
Veiculem informações sobre atividades de concursos, pirâmides, correntes, lixo eletrônico, spam ou quaisquer mensagens periódicas ou não solicitadas (comerciais ou não) ou abusivas;
- Veiculem conteúdo ou material protegido por direitos autorais, sem autorização do autor ou de seu representante.
- Veiculem fotos ou vídeos sem autorização dos fotografados.
- Responsabilidades e Não-Licença
- Os textos, fotografia, imagens, logomarcas nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com se encontram protegidos por direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização do Portal Rondoniaovivo.com. Em hipótese alguma o assinante adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos.
No caso de utilização indevida das informações constantes nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com ou dos comentários, o assinante assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.
Se for descumprida quaisquer das regras expostas neste Termo de Uso ou for verificado o exercício de qualquer conduta ilegal, o comentário será excluído do Portal Rondoniaovivo.com.
A infração às regras deste Termo de Uso pode ensejar, a critério exclusivo do Portal Rondoniaovivo.com, a moderação permanente dos comentários do assinante e/ou à exclusão do usuário após comunicação prévia.
A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Portal Rondoniaovivo.com poderá cancelar o Seção de Comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos assinantes e/ou a terceiros.
Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!