Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
1915 – Inaugurado em Porto Velho, pelo prefeito Guapindaia de Souza Brejense, o Cemitério dos Inocentes.
1925 – É boa a aceitação do título social do Ypiranga Sport Clube, cuja venda tem como fim a construção do “Stadium Paulo Saldanha”.
1981 – A nomeação, via portaria, do engenheiro Sebastião Assef Valladares está errada, admite o procurador-geral do Estado Fouad Darwich, citando que o ato depende de decreto.
1984 – A ampliação do crédito ao pequeno empresário, pelo Beron – Banco do Estado de Rondônia, foi elogiada na Assembleia Legislativa pelo deputado Walter Bartolo.
1987 – Para o ex-governador Angelo Angelin a reprovação de suas contas, pelo TCE, foi uma ação do seu sucessor, o governador Jerônimo Santana “que deve muito a mim sua eleição”.
1989 – Com a abertura da rodovia BR-429, é grande a chegada de novos colonos se instalando no município de Costa Marques, conforme relatório do Incra.
1990 – O governador Jerônimo Santanlka pede que o ministro da Justiça, Bernardo Cabral, acelere o relatório final sobre a posse da “Ponta do Abunã”, área invadida pelo governo do Acre.
Dia da Renovação Espiritual. Dia Internacional dos Trópicos (ONU). Dia Nacional da Aviação de Segurança Pública.
Católicos celebram Santa Vicência Gerosa, Santo Irineu, São Paulo I – Papa, Santo Atílio,
1977 — O presidente Geisel, assina a lei do divórcio do Brasil.
1930 — Nasce Itamar Franco (m. 2011), o 33º presidente brasileiro.
1972 — Criada a empresa Telecomunicações Brasileiras S/A (Telebras).
1914 - O príncipe austro-húngaro Francisco Fernando é assassinado, o que leva à 1ª Guerra Mundial.
1848 — Morre Jean-Baptiste Debret (n. 1768), pintor francês.
1997 — Mike Tyson morde e arranca um pedaço da orelha de Evander Holyfield, durante luta.

Quem já viu garante: o nascer ou o pôr do sol no Guaporé/Mamoré é coisa deslumbrante, e um engenheiro de formação, político e ex-preso político, transformou isso em poesia, enquanto esperava o trem, na estação de Guajará-Mirim.
Ele era o governador Joaquim de Araújo Lima, que ali começou a “viajar nas letras”, e dessa “viagem” saiu a poesia “Céus do Guaporé”, que passou depois a ser “Céus de Rondônia” e a partir de 1982 é o Hino estadual.
Rondônia é o único Estado Brasileiro em que o hino tem nome, conforme o historiador Francisco Matias.
Araújo Lima, o 4º governador (1948/1951) do Território do Guaporé, e o 1º civil no cargo, realizou, ou iniciou, e as deixou em fase de conclusão, obras nos 2 municípios de então, Guajará e Porto Velho.
Ele compôs 2 outros poemas, um em honra ao 1º bispo da diocese, intitulado “Dom João Batista Costa” e outro de exaltação à juventude, “Escoteiros do Guaporé”, conforme o historiador Abnael Machado de Lima.
No Rio Guaporé, Foto Denis Marques.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!