Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Folha Jovem - João Albuquerque
A história do consumo de cerveja especial em Rondônia poderá ser contada em dois capítulos: Antes e depois da chegada há dois meses da loja Mister Malte - Cervejas Especiais no Porto Shopping no centro da Capital.
Para isso acontecer, o responsável pelo empreendimento, Luiz Antonio Fescina Junior tem cacife suficiente para deixar o seu legado num nicho de mercado que ele está desbravando em Rondônia.
O empreendedor tem formação acadêmica na área administrativa e tornou – se um especialista autodidata do produto que pela inegável nobreza, requer uma divulgação especializada para conquistar o paladar da seleta clientela.
Formado em administração de empresas com especialização em finanças e mestrado em administração, o gestor que é facilitador- líder do Empretec, metodologia da ONU na área de negócios e difundida no Brasil pelo Sebrae, tira de letra os obstáculos que surgem ao longo do caminho de quem se arrisca a empreender.
“Fiz um estudo de mercado e vi que tem um grande espaço para se explorar nessa área”, garante ele , ressaltando que é muito difícil encontrar na região Norte o produto do qual se tornou um apaixonado confesso.
Essa paixão teve início, quando há três anos em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, participou na casa de Ivan Bedone, tio da esposa Luciana, de uma degustação harmonizada, ou seja, o experimento da cerveja com uma comida.
De lá para cá, não parou mais de se dedicar ao estudo da bebida, inclusive fez curso para aprender a fabricá – la , tornando – se rapidamente uma autoridade no assunto.
“Já li vários livros sobre o tema e já provei mais de quinhentos tipos de rótulos”, diz entusiasmado, apresentando um recipiente de vidro cheio das tampas de cada garrafa que abriu para ser preciso nas suas contas.
Em Porto Velho, começou a divulgar a novidade entre um grupo de amigos que passou a se encontrar com frequência para apreciar diferentes marcas sempre adquiridas pela internet dada a carência do mercado local.
Surgiu então, a ideia de se comprar uma máquina para fabricar cerveja em parceria com quatro amigos que periodicamente se reúnem.
“Nesses encontros eu ministro uma aula, fabricamos e no final consumimos”, explica Luiz que tem planos de socializar o seu conhecimento, pois, nessa confraria o grupo já fabricou e consumiu mais de duzentos litros de cerveja.
A ideia, segundo ele, é tornar sua loja Mister Malter numa parceira dos bares e restaurantes que forem seus clientes.
Ele quer capacitar os proprietários dos estabelecimentos comerciais e garçons sobre a forma correta de servir a cerveja especial.
“Quero ajudar a montar o cardápio como se fosse uma carta de vinho porque cada comida combina com um tipo de cerveja”, explica o empresário, esclarecendo que existem outras dicas como a temperatura e o tipo de copo que cada item deve ser servido.
Por enquanto, o consultor está realizando esse trabalho de socialização em pequenos grupos de pessoas que se interessam pela cervejada chic, inclusive em condomínios de Porto Velho.
“Nessas reuniões , distribuímos a ficha técnica com todas as informações de cada rótulo, inclusive a sugestão de harmonização”, esclarece Luiz Antonio Fescina, o empreendedor que está decidido a deixar sua marca na arte de saborear e brindar uma boa cerveja. Tin Tin ! ...
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!