Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Entornou
Acendeu a luz vermelha no palácio Presidente Vargas e a turma está em polvorosa com a possibilidade de Expedito Júnior estar apto a disputar as eleições ano que vem. Confúcio sabe, e muito bem, que o ex-senador era a “bola da vez” na eleição passada, e devido a sua inelegibilidade, ficou fora da disputa, favorecendo Confúcio. As hostes palacianas sempre trabalharam com a possibilidade de Confúcio não ter adversários em 2014, em função dos problemas legais de Júnior e Cassol.
Decisão
Mas o Tribunal Superior Eleitoral julgou na quinta-feira da semana passada ação de um vereador de Manacapuru (AM), que tem um caso parecido com o de Expedito. Em síntese, a decisão de quinta-feira diz que a inelegibilidade passa a contar de eleição a eleição e não de um ano a outro, ou “ano cheio”, como vinha sendo defendido pela ministra Cármen Lúcia, único voto discordante da Corte. A tese que prevaleceu foi a do ministro Marco Aurélio de Mello, relator do processo.
Ou seja
Por uma questão de dias, menos de uma semana, Júnior está liberado, em tese, para ser candidato em 2014. Em tese porque as decisões estão sendo analisadas caso a caso, uma a uma.
Consulta
Precavido, Expedito pretende avaliar bem sua situação antes de tomar qualquer decisão. Há tempos ele vem afirmando que só vai disputar eleição quando tiver total segurança jurídica e também só vai definir qual cargo disputará quando tiver essa garantia. Até que isso ocorra, tudo que for dito por qualquer pessoa será mera especulação.
Mas
Isso não impede os governistas de ficarem assustados. Confúcio tem pesquisas na mão que apontam sua rejeição junto a população de Rondônia e um dos maiores problemas que o governador enfrenta é a desconfiança da classe empresarial e do setor produtivo do Estado. Todos olham com cautela as movimentações do governo e aguardam a chegada de 2014, para que seja definido o quadro sucessório. Posso até estar enganado, mas acho que Confúcio vai ter dificuldades, e das grandes, em conseguir dinheiro para sua campanha.
Enquanto isso
Cassol observa a movimentação e continua afirmando que é candidatíssimo em 2014 ao governo, mesmo com todos os percalços jurídicos que ele tem pela frente, e não são poucos. Mas o italiano não foge de confusão e vem trabalhando em todas as frentes para garantir essa possibilidade, remota, mas ainda é uma possibilidade.
Na grade
Alguém importante e conhecido poderá ser preso nas próximas horas. Não vou dizer quem é para ele não fugir! E nem adianta perguntar, não vou contar mesmo. Mas quem me acompanha pelo Facebook vai saber primeiro.
Perdido
Por outro lado, o presidente da Assembleia Legislativa Hermínio Coelho anda perdido em relação a seu futuro político. Sua saída do PSD já foi anunciada e ele vem avaliando a possibilidade de migrar para o PC do B, PPS ou outras legendas, mas ainda não definiu nada. Assim como a legenda, Hermínio também não decidiu se será candidato ao governo, ao Senado ou mesmo a reeleição, deixando dessa forma, um enorme vácuo na discussão. O que sabe-se de concreto é que entre os servidores do legislativo sua popularidade é indiscutível, entre os deputados mantém a política da boa vizinhança e entre a população agrada uma parte e desagrada outra.
Já no governo
A principal preocupação dos governistas em relação ao presidente da Assembleia é sua franqueza. Hermínio não economiza nos adjetivos pejorativos quando se refere a algumas figuras, entre elas o próprio Confúcio. Hermínio pode até não saber qual será seu futuro político, mas os estragos que ele causa na gestão Confúcio Moura são irreparáveis e a médio prazo vão surtir efeitos, principalmente durante a campanha eleitoral, quando certamente serão ressuscitadas as denúncias feitas pelo presidente do Legislativo.
Inclusive
Aqueles cheques que Hermínio alegou terem sido depositados na conta da esposa do governador, denuncia feita no fim do ano passado que o governo classificou como “requentadas”. Se foram requentadas ou não, não importa, o que de fato importa é que até hoje ninguém explicou absolutamente nada e ficou o dito pelo não dito.
Amarelando
E os vereadores de Candeias do Jamary cancelaram a sessão de sábado a noite porque temiam a presença de manifestantes na Câmara. Correu o boato que um grupo estava organizando protestos diante da sede do legislativo municipal e em função disso, a turma resolveu cancelar a única sessão da semana.
Interessante isso
Os vereadores se reúnem apenas aos sábados, a partir das 19 horas para “deliberarem” sobre os problemas do município. Parece que por lá não existem tantas questões assim para serem debatidas, já que as sessões não costumam demorar muito. Nada mau trabalhar uma vez por semana, por cerca de duas horas e ganhar algo em torno de R$ 4 mil.
100%
Só não consegui entender de verdade de onde tiraram a história de que Candeias “é 100% asfaltada”. Passei por lá dia desses e resolvi conferir. Apesar de muitas ruas estarem pavimentadas com asfalto daqueles bem safado, tem várias sem asfalto. Então, com toda a certeza, lá não tem 100% de asfalto de jeito nenhum.
Observação
No sábado, Candeias do Jamary estava cheio de policiais militares. Essa movimentação de polícia foi um dos fatores que inibiu os manifestantes. Evidente que os protestos seriam proporcionais ao tamanho do município.
Por aqui
Os vereadores estão aumentando o tom contra o prefeito Mauro Nazif e já começam a falar em “afastamento”. As cobranças não param e a prefeitura não está respondendo a altura, o que vem deixando os vereadores irritados, assim como a população de um modo geral. As chuvas pararam, a poeira subiu e o prefeito sumiu!
Dando exemplo
Já o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires agiu rápido e reuniu-se com lideranças dos manifestantes de sua cidade nesta segunda-feira e foi discutir a pauta de reivindicações. Trataram de assuntos diversos como combate a corrupção, educação, saúde, Caerd, transporte urbano e portariados entre outros assuntos. Ele apresentou todos os dados de projetos, açōes em cada uma das secretaria e ouviu as demandas. Se vai conseguir cumprir a agenda, não se sabe, mas ao menos deu as caras e atendeu a turma.
Em Porto Velho
O presidente da Câmara, vereador Alan Queiroz afirmou que, caso exista interesse por parte das pessoas que organizam os manifestos, a Casa está de portas abertas para dialogar e a resolver o que for de competência da Câmara e o que for de responsabilidade da prefeitura, ele se compromete a encaminhar e cobrar. Só de existir a boa vontade já é uma grande abertura.
Denúncias
E o Ministério Público deve apresentar nos próximos dias uma série de denúncias contra o ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook.com/painel.politico, no Twitter.com/painelpolitico, Facebook.com/alan.alex.pvh ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Estudo revela que fazer exercícios semanais de uma só vez traz os mesmos benefícios
Um estudo da Universidade de Queen, em Toronto, no Canadá, levou os autores a concluírem que fazer duas hora e meia de exercícios em um ou dois dias por semana é tão saudável para adultos quanto malhar pelo mesmo tempo em “prestações mais suaves” durante a semana. “Os resultados indicam que não importa como os adultos optam por acumular os 150 minutos semanais de atividades físicas”, declarou Ian Janssen, autor do estudo, ao jornal inglês “The Telegraph”. Diretrizes médicas atuais, no entanto, recomendam que adultos façam atividades físicas, de moderadas a fortes (o suficiente para ficar ofegante, pelo menos), na maioria ou todos os dias da semana. A equipe de Janssen instalou um detector de movimentos nas cintiras de 2.324 homens e mulheres com idades entre 18 e 64 anos. Os voluntários foram divididos entre dois grupos: os que se exercitavam entre cinco e sete dias por semana e aqueles que faziam a mesma carga de exercícios de uma só vez e até quatro dias. Durante a pesquisa, foram feitos exames físicos e de sangue nos participantes para medir fatores de risco para diabetes, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. “A mensagem importante é os adultos devem procurar acumular pelo menos 150 minutos de atividade física semanal em qualquer padrão que se encaixe em sua programação semanal”, completou Janssen ao jornal britânico.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!