484 ANOS: Aniversário de Recife, a cidade pelo olhar de um guia de turismo

A capital pernambucana encanta os visitantes por sua identidade cultural e natureza exuberante

484 ANOS: Aniversário de Recife, a cidade pelo olhar de um guia de turismo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Odia 12 de março é um dia histórico, quando se comemora a criação de uma das cidades mais antigas do país. Recife, a capital de Pernambuco, completa 484 anos nesta sexta-feira (12.03) e se destaca pelas cores vivas dos casarões coloniais, pela cultura intensa, rica gastronomia, povo acolhedor, ampla variedade de atrativos turísticos e natureza exuberante. Uma das praias mais famosas do Brasil fica em Recife, e o nome dela revela o que o turista pode esperar da cidade: uma “Boa Viagem”.
 
Para conhecer este lugar encantador, nada melhor que ter ao lado quem mais entende do assunto. O guia de turismo Fabiano Barbosa, admirador assumido da capital pernambucana, nos convida a um tour por roteiros menos convencionais, que merecem destaque e que podem ser contemplados a partir de um passeio a pé. Vem com a gente!
 
Partindo da Praça do Marco e caminhando pela Rua do Bom Jesus a primeira parada é na Sinagoga da Congregação do Rochedo de Israel, considerada a primeira sinagoga do continente americano. Construída no século 17 por judeus que vieram ao Recife, hoje o local funciona como um museu que guarda relíquias da presença judaica durante o período holandês na cidade.
 
Perto dali está o Museu a Céu Aberto, fruto de escavações que deixam à mostra um pouco das antigas fundações dos arcos, que durante muito tempo foram os portões de entrada de uma cidade protegida por muralhas e paliçadas. Um belíssimo painel, faz uma linha do tempo da cidade do século 16 aos dias atuais, além de contar em detalhes como foram realizadas as escavações e quais tipos de artefatos foram encontrados no local.
 
O Museu a Céu Aberto de Recife revela os antigos portões da cidade do século 16. Crédito: Visit Recife
 
Para quem vem a Recife, a visita ao Paço do Frevo é obrigatória. O espaço é dedicado à maior expressão cultural do nosso carnaval: o frevo, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade – título concedido pela Unesco. No local, podemos encontrar um pouco da história dos mais importantes blocos carnavalescos da cidade, além de fotografias antigas dos carnavais recifenses e seus foliões. Funciona no prédio que pertenceu a Western Telegraph, empresa inglesa que instalou o sistema de telégrafo na cidade.
 
O Paço do Frevo é um espaço cultural dedicado a homenagear o ritmo pernambucano. Crédito: Walber Moura/MTur
 
Caminhando um pouco mais avistamos os dois rios que se encontram com o mar, bem na parte histórica: o Capibaribe e o Beberibe. Os rios foram muito importantes para o desenvolvimento da cidade e dividem a parte central da capital de Pernambuco em três ilhas: Ilha do Recife, Ilha de Santo Antônio e Ilha da Boa Vista.
 
Para cruzar as águas, oito pontes emolduram a paisagem, dentre elas, a Ponte Maurício de Nassau, a primeira de grande porte da cidade, construída no século 16. Em suas cabeceiras, encontramos em pedestais, estátuas em ferro fundido, fabricadas na França e que representam a Justiça, a Economia, a Agricultura e a Cultura.
 
Outro ícone recifense, a Ponte Duarte Coelho, que liga a Ilha de Santo Antônio ao Bairro da Boa Vista, carrega o nome do primeiro Donatário da Capitania de Pernambuco. Sobre ela é montado, no período do Carnaval, o galo gigante, símbolo do maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada.
 
 
Durante o Carnaval, o famoso Galo da Madrugada é montado na Ponte Duarte Coelho. Crédito: Marcelo Lacerda/Prefeitura do Recife
 
Durante a caminhada é possível encontrar, em lugares estratégicos da cidade, as estátuas do Circuito da Poesia, projeto que reproduz, em tamanho real, poetas e artistas populares recifenses ou que de alguma forma têm suas obras ligadas afetivamente à capital pernambucana. Dentre essas figuras estão Antônio Maria, Solano Trindade, Clarisse Lispector, Luiz Gonzaga, Capiba, Reginaldo Rossi, Ascenço Ferreira e Carlos Pena Filho.
 
O guia de turismo Fabiano deixa claro que esta é apenas uma amostra de tudo que Recife tem a oferecer. “Durante esses 484 anos de história, a identidade cultural de Recife deixou um grande legado para quem hoje vive nessa cidade cosmopolita: artes, arquitetura, religiosidade, gastronomia sem igual e o mais importante, que é um povo hospitaleiro que está sempre de braços abertos para receber bem todos aqueles que desejam contemplar suas belezas e beber da fonte da sua história”, destaca.
 
HOMENAGEM – O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, homenageou sua terra natal, Recife, onde passou a maior parte de sua vida. “A cidade que abraçou a minha família. Uma capital inigualável”, declara com orgulho. 
 
OLINDA - A cidade de Olinda também faz aniversário nesta sexta-feira (12.03), quando completa 486 anos. Distante apenas 6 km da capital pernambucana, as “cidades-irmãs” somam mais de 100 bens considerados Patrimônio Cultural de Pernambuco ou do Brasil – entre eles, o bolo de rolo, o maracatu e o mamulengo (teatro de bonecos). Olinda por si só já é considerada pela Unesco um Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade por seu conjunto arquitetônico e paisagístico.
 
Em homenagem à data especial, a cidade de Olinda acordou nesta sexta-feira com o tocar dos sinos do Mosteiro de São Bento, da Igreja do Carmo e da Igreja do Alto da Sé, importantes atrativos históricos e culturais. Da sacada da prefeitura, um saxofonista ressoava o hino olindense e músicas que marcaram a história da cidade. Os momentos estão registrados nas redes sociais da Prefeitura de Olinda.
 
 
 
O Mosteiro de São Bento é um dos patrimônios culturais e históricos de Olinda (PE). Crédito: Bruno Lima/MTur
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS