CANSAÇO: Azul formaliza apoio a projeto que mapeia fadiga da tripulação

Azul formaliza apoio a projeto que mapeia fadiga da tripulação

CANSAÇO: Azul formaliza apoio a projeto que mapeia fadiga da tripulação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

MERCADO E EVENTOS - A Azul formalizou seu apoio à uma pesquisa pioneira sobre o estado de fadiga de tripulações da aviação civil brasileira. Batizado de Fadigômetro, o projeto vai mapear os índices de fadiga humana nos aeronautas a fim de mitigar perigos derivados do cansaço. O projeto foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Física, Instituto de Biociências e Faculdade de Saúde Pública da USP para gerenciamento dos riscos da fadiga na aviação.
 
O Fadigômetro tem por objetivo a criação de um banco de dados sobre o estado de alerta das tripulações da aviação civil brasileira durante suas jornadas de trabalho a fim de identificar perigos relativos à queda do desempenho cognitivo e, assim, mitigar possíveis incidentes derivados do cansaço.
 
Para isso, os pesquisadores começaram a mapear e analisar as escalas de trabalho dos aeronautas com a ajuda de um software de gerenciamento de fadiga humana SAFTE-FAST. Baseado em um modelo biomatemático, o algoritmo leva em conta o processo homeostático, ritmos circadianos associados à atenção/vigília e à inércia do sono para, a partir desses dados, construir relatórios que podem ajudar a propor métodos para a análise do risco da fadiga bem como estratégias para sua mitigação.
 
Os resultados desse estudo serão importantes para balizar com maior precisão nossas escalas de trabalho para os aeronautas, garantindo a saúde de todos. Estamos honrados em participar dessa pesquisa que nos ajudará a avaliar a jornada de nossos Tripulantes, gerando sinergia com o primeiro valor na Azul: a segurança”, afirma Ivan Carvalho, diretor de Segurança Operacional da companhia.
 
O Fadigômetro é um projeto financiado e desenvolvido em uma parceria entre o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (Abrapac), Asagol (Associação dos Aeronautas da Gol) e ATL (Associação dos Tripulantes da Latam Brasil).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS