NATUREZA: Incrível expedição mostra as belezas do Monte Tracoá em Rondônia

O objetivo da expedição foi de, além de viver uma aventura de quatro dias no local, observar a situação de preservação e conhecer o trabalho que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)  faz na região

NATUREZA: Incrível expedição mostra as belezas do Monte Tracoá em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma comitiva formada por cinco integrantes acadêmicos da Região Central de Rondônia, visitou na semana passada, o monte Tracoá,  o pico mais alto de Rondônia com cerca de 1.126 metros que fica situado dentro do Parque Nacional Pacaás Novos, na região do município de Campo Novo de Rondônia. 

 

A expedição foi realizada no início desse mês de julho. 

 

A comitiva foi liderada pelo Biólogo José Francisco, sócio-proprietário da Amazon Struthio, empresa que trabalha processamento do óleo de Avestruz em Mirante da Serra. Os outros quatro integrantes da comitiva são: Ângelo moura, acadêmico de Marketing da UNICESUMAR e executivo de vendas  da Rede TV; Diogo Nascimento Cardozo, professor do curso de Odontologia da UNIJIPA; Osvaldo Henrique Cardoso Preato, acadêmico de Direito; e Gabriel de Souza Araújo, acadêmico de Engenharia.

 

Experiência marcante

 

O objetivo da expedição foi de, além de viver uma aventura de quatro dias no local, observar a situação de preservação e conhecer o trabalho que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)  faz na região. 

 

“A experiência foi surreal. Vi e vivencie situações que só tinha visto em filmes. Fui marcado pelo lugar”, disse Ângelo Moura.   

 

“Essa riqueza é para o Mundo, não é só para o povo de Rondônia. Que Países e entidades de todo planeta possam ajudar nosso parque com recursos e projetos cada vez mais fortes para combater e defender essas riquezas que se não for enfrentada com rigor, será destruída”, disse José Francisco, coordenador da expedição. 

 

No terceiro de visita, os expedicionários encararam o desafio de tentar chegar a um dos picos do monte Tracoá conhecido como “peito de moça”. 

 

“Nesse ponto, a altimetria chegou a 1,154 metros acima do nível do mar. Esse local era desejado por muitos, mas todas as demais expedições, devido às muitas dificuldades, nunca haviam chegado até ele. Decidimos encarar o desafio e vencemos. O prêmio foi ter visto uma das mais belas vistas panorâmicas da minha vida. Ficamos emocionados com a beleza da natureza em seu estado intocado. No local nós vimos uma rica variedade de plantas e flores”, descreveu Ângelo.


“É a partir desse parque é que se forma, praticamente, a bacia hídrica do nosso estado. São mais de duas mil nascentes que formam os principais rios que abastecem o estado. Se há um local em Rondônia que pode ser chamado de rico em biodiversidade, com certeza o Parque Pacaás Novos é este lugar”, pontuou José Francisco.

 

O Parque

 

O Parque Nacional de Pacaás Novos foi criado em 21 de setembro de 1979, pelo Decreto Nº 84.019. Tem área de 764 mil hectares e perímetro de 650 km. Sua criação busca a preservação de ecossistemas naturais e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, a educação ambiental e o turismo ecológico.

 

 

Seu bioma é o da Amazônia Ocidental. Abrange parte dos municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Campo Novo de Rondônia, Governador Jorge Teixeira, Mirante da Serra, Alvorada d'Oeste e São Miguel do Guaporé.


Abriga o Monte Tracoá, o ponto mais alto de Rondônia, com 1.126 metros de altitude, na Serra dos Pacaás Novos (Fonte: Guia Geográfico).

 

   

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS