GOVERNO EAD: Justiça de Rondônia reconhece ilegalidade da lei que institui o Governo Online

A ação visava combater ato do governador que reduziu competência de atuação do vice Sérgio Gonçalves

GOVERNO EAD: Justiça de Rondônia reconhece ilegalidade da lei que institui o Governo Online

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
2 pessoas reagiram a isso.
 

 
O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) julgou, nesta segunda-feira (3), procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI nº 0807386-88.2025.8.22.0000), proposta pelo Partido Liberal (PL-RO), legenda presidida no Estado pelo senador Marcos Rogério. Na época em que esteve em Israel, o governador Marcos Rocha (UB) pediu autorização para governar pela internet e a decisão virou lei aprovada pela Assembleia Legislativa. Com essa lei, o cargo de vice-governador perderia motivo de existir.
 
A decisão do Tribunal Pleno foi expressiva: 12 votos pela procedência e apenas 2 contrários, reconhecendo a inconstitucionalidade de dispositivos da legislação estadual que tratavam de atribuições e funções do vice-governador. O relator do processo foi o desembargador Hiram Souza Marques, e o Ministério Público do Estado atuou como custos legis.
 
A ação foi subscrita pelo advogado Sharleston Cavalcante de Oliveira, representante do Partido Liberal, e questionava normas consideradas violadoras dos princípios da separação dos poderes, da reserva legal e da simetria constitucional. Segundo a Corte, a lei impugnada extrapolava os limites impostos pela Constituição Estadual e pela Constituição Federal ao criar competências não previstas para o cargo de vice-governador.
 
Com o resultado, o PL obteve êxito integral na demanda, fortalecendo sua atuação no controle de constitucionalidade em Rondônia e reforçando o papel de fiscalização institucional exercido pelo partido.
 
A decisão guarda semelhança com outras iniciativas do Partido Liberal em diferentes estados a exemplo da medida relatada pelo site Painel Político, quando o senador Marcos Rogério ingressou com ação semelhante contra dispositivos que ampliavam indevidamente competências de agentes públicos.
 
O acórdão com o voto do relator e o resultado do julgamento deverão ser publicados nos próximos dias no Diário da Justiça de Rondônia.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS