Viralizou nas redes sociais um vídeo onde o comandante da Polícia Militar de Rondônia, Coronel Regis Braguim, expôs o vereador Marcos Combate, que, de acordo com o militar, demonstrou total desconhecimento da política de segurança pública ao tentar imputar às autoridades policiais o grave problema dos inúmeros dependentes químicos que transitam pela região central de Porto Velho.
De acordo com Braguim, esse problema é multifacetado, envolvendo questões de saúde pública, sociais, entre tantos outros fatores que precisam ser equalizados, e quando o vereador utiliza essa questão para interesses políticos, além de mostrar a sua ignorância sobre o tema, acaba desconsiderando o trabalho estratégico da PM/RO no enfrentamento à violência.
“Ele deve até mudar o nome dele porque não entende nada de combate, eu entendo. Ele fez um vídeo falando que ia fazer pedido de providência, mas só isso? Será que o teu conhecimento sobre segurança pública se limita a somente isso? Isso é pouco, é muito mais abrangente”, falou Regis Braguim.
O comandante ainda ressaltou que o problema apontado pelo vereador foi realizado de maneira superficial e sem qualquer empatia com a questão social daquela localidade.
“O senhor acha que o usuário de droga pode ser retirado de circulação por uma ordem incondicional? Outra coisa, o coeficiente de furtadores e roubadores da região central são de usuários de droga ou não? Já pesquisou sobre? Não sabe! E se for usuário, vai parar? Qual a relação da Justiça sobre isso aí? O que a Lei preconiza sobre?”, indagou Regis Braguim.
Vale ressaltar que o vereador divulgou para os seus seguidores nas redes sociais o rosto de usuários de droga, associando-os diretamente aos casos de furtos que acontecem no Centro da capital.