CRISTIANE LOPES: Deputada investe no Projeto PCD + Mães Atípicas em parceria com IFRO

A parlamentar tem a pauta das famílias atípicas como prioridade

CRISTIANE LOPES: Deputada investe no Projeto PCD + Mães Atípicas em parceria com IFRO

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Deputada Federal Cristiane Lopes que a cada dia firma ainda mais seu compromisso com a educação e o cuidado das famílias atípicas, anunciou a destinação de 3,3 milhões de reais para a execução do Projeto PCD + Mães Atípicas. Este projeto é uma parceria com o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), localizado na Zona Norte de Porto Velho.
 
Segundo a deputada o objetivo do projeto é proporcionar formação profissionalizante, práticas de cuidado e serviços de saúde para pessoas com deficiência e suas mães, priorizando aquelas atendidas por Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) de Rondônia.
 
“Os recursos serão aplicados em pesquisas inovadoras, formação profissional e cultural, além de serviços de saúde voltados para atender as necessidades específicas de pessoas com deficiência e mães atípicas”, informou.
 
Sérgio Francisco Loss Franzin, responsável pelo projeto, destacou que esta iniciativa responde a uma emergência social, dado que pessoas com deficiência ainda enfrentam desafios significativos de integração e acesso a tratamentos adequados.
 
“Apesar das políticas públicas em prol da equidade e criação de oportunidades, às pessoas com deficiência ainda não estão plenamente integradas e sofrem com a falta de tratamento adequado. Com práticas de formação e atendimento em saúde, podemos transformar essas pessoas em cidadãos mais autônomos e produtivos”, afirmou Franzin.
 
A parlamentar, pontou também que as mães atípicas, que frequentemente enfrentam sobrecarga de cuidados e muitas vezes também têm deficiências, são um público especialmente vulnerável. Elas frequentemente não têm acesso a estudos, trabalho, tratamentos pessoais ou lazer, devido às complexidades e responsabilidades que enfrentam.
 
“Essas mães sofrem com abandono, baixa renda, vulnerabilidade social e outras formas de exclusão. Este projeto visa oferecer a elas a orientação psicossocial e o apoio necessário para fortalecer e valorizar seu papel na sociedade”.
 
Jefferson Cardoso, diretor geral do IFRO, Campus Zona Norte de Porto Velho, expressou seu agradecimento à parceria da deputada Cristiane Lopes e destacou que o projeto será um marco dentro da instituição.
 
Em Brasília, Cristiane Lopes também é presidente da Frente Parlamentar das Mães Atípicas e votou a favor do PL 421/2024, que prioriza o atendimento psicossocial e a tramitação de processos administrativos para mães dedicadas ao cuidado integral de filhos com autismo ou deficiência. Além disso, é autora do PL 561/2024, que institui a Semana Nacional da Maternidade Atípica.
 
“Este investimento reflete meu compromisso em promover o bem-estar e a inclusão em nossa sociedade. Juntos, vamos construir um futuro mais inclusivo e acolhedor para todos. Sabemos dos desafios enfrentados pelas mães e cuidadoras responsáveis por filhos que necessitam de cuidados específicos.”, finalizou a deputada.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS