CONFÚCIO MOURA: Senador anuncia mais investimentos em parceria com o IFRO

CONFÚCIO MOURA: Senador anuncia mais investimentos em parceria com o IFRO

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“Comunidades Fortes é o nome do meu projeto e as Comunidades pode contar comigo” – afirma o senador. Recursos de R$ 5,2 milhões do Orçamento Geral da União serão destinados a alternativas de produção, melhoramento da produtividade e agregação de valor.
 
Nova parceria com o Instituto Federal de Rondônia possibilitou ao senador Confúcio Moura (MDB-RO) lançar o projeto Comunidades Fortes, cujas ações de extensão e formação profissional visam à melhoria da produção e aumento da produtividade povos indígenas e comunidades tradicionais de Rondônia.
 
Inicialmente, o projeto receberá o montante de R$ 5,2 milhões, provenientes de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União.
 
“Eu tenho feito a minha parte desde o meu primeiro mandato como deputado federal. Sempre tive compromisso com pequenos produtores rurais, com comunidades isoladas, e continuo ajudando muito escolas de 23 municípios, em parceria IFRO”, assinalou.
 
A proposta para criar alternativas de produção, melhoramento da produtividade e agregação de valor aos produtos é o objetivo do projeto. As ações do Comunidades Fortes visam garantir a sustentabilidade econômica e ambiental da região habitada por essas comunidades.
 
Rondônia possui uma grande diversidade de povos e comunidades tradicionais. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2023, o estado com 237,7 mil Km² é o 13º maior do Brasil.
 
O IFRO tem foco no conjunto de atividades de pesquisa, formação e extensão técnica e tecnológica direcionadas a Povos e Comunidades Tradicionais de Rondônia em municípios previamente selecionados, como forma de promover desenvolvimento sustentável de suas cadeias produtivas.
 
“Levamos internet e energia para todos, em parceria com a Energisa. Ao mesmo tempo beneficiamos as comunidades, para que elas possam melhorar o abastecimento de alimentos – casas de farinha, plantio de cacau clonal, enfim, tudo aquilo que possa acrescentar valor e renda. E assim continuarei fazendo tudo isso" - disse o senador.
 
Em Rondônia, o Ministério Público Estadual relacionou 19 Terras Indígenas regularizadas, uma homologada, uma em estudo e outra com cessão de uso. Há também oito comunidades quilombolas, áreas ribeirinhas com agricultura familiar, reservas extrativistas, agrupamentos de pescadoras artesanais e diversas outras configurações de comunidades que podem ser encontradas reconhecidas pelo Decreto 8.750, que elenca no artigo 4º, artigo 2º, a lista de 29 segmentos com direito a representação no Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais.
 
Dentro da proposta de trabalhar com esses moradores o desenvolvimento de suas atividades econômicas, criar alternativas de produção e melhorar a produtividade, alinham-se os seguintes municípios:
 
● Alta Floresta d'Oeste: Comunidade remanescente de Quilombo Rolim de Moura do Guaporé;
 
● Nova Mamoré: Linha 12, Comunidade Indígena Oro Eo; Nova Mamoré, (Linha 26): Comunidade Indígena Awina Tocwe;
 
● Guajará- Mirim: Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto;
 
● Guajará-Mirim: Comunidade ribeirinha de Surpresa;
 
● Porto Velho: Comunidade Indígena Karipuna; e
 
● São Francisco do Guaporé: Comunidade remanescente do Quilombo Pedras Negras.
 
 
Esses povos e comunidades enfrentam diversas demandas, a exemplo da formação escolar e profissional e melhoria na área produtiva.
 
Para atendê-las, se faz necessário um trabalho de médio e longo prazo, geralmente realizado pelo governo federal e seus agentes. Nesse aspecto entra o IFRO como agente de atuação com vistas a ampliar o potencial dessas comunidades. Assim é possível a consolidação dos chamados Arranjos Produtivos Locais.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS