VEREADORA: Ellis Regina vota a favor do requerimento que revoga Lei que reajustou IPTU

O requerimento, segundo a vereadora, foi aprovado em atendimento ao interesse coletivo e levou em conta princípios da razoabilidade e o do não confisco

VEREADORA: Ellis Regina vota a favor do requerimento que revoga Lei que reajustou IPTU

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A vereadora Ellis Regina (Podemos) votou agora há pouco durante a sessão plenária desta segunda-feira 08.03 a favor do Requerimento da Câmara Municipal que pede a revogação da Lei Complementar nº 926, de 26 de dezembro de 2023, que aprovou a nova Planta Genérica de Valores da cidade de Porto Velho, e que, por tabela, reajustou o IPTU dos imóveis. 
 
 
O requerimento, segundo a vereadora, foi aprovado em atendimento ao interesse coletivo e levou em conta princípios da razoabilidade e o do não confisco. Segundo o documento aprovado, o aumento do IPTU alcançou “valores desproporcionais e desarrazoados”. A lei, segundo o documento, afetará de forma não razoável o patrimônio do contribuinte, assim como a confiança na lei fiscal.
 
 
O Legislativo considerou ainda outras questões como a divergência entre os cálculos apresentados pelos técnicos da Prefeitura e o que foram apresentados no teor do projeto enviado pelo Executivo e sugere a formação de uma comissão para reavaliação da tabela da Planta Genérica de Valores, formada por órgãos e instituições representativas do Poder Público, comércio e autarquias federais fiscalizatórias. 
 
 
 
 
A proposta da Câmara Municipal é que, após todo o trabalho de levantamento, o prazo de pagamento para diluir todo o passivo acumulado em que não houve reajuste do IPTU, seja de 15 anos. O Legislativo quer envolver todos os interessados na discussão para que se chegue a um denominador comum para que seja cumprida a determinação do Tribunal de Contas e do Ministério Público, sem inviabilizar o pagamento devido pelo contribuinte.  
 
 
“A Câmara Municipal atendeu a um clamor público e essa é a nossa missão. Discutimos o assunto internamente e nossa sugestão é criar condições melhores de pagamento para o contribuinte. Ainda vivemos os efeitos econômicos negativos da pandemia, de modo que não podemos sacrificar o bolso do consumidor com mais impostos”, ressaltou a vereadora.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS