A Câmara Municipal de Porto Velho realizou hoje a solenidade de entrega de Moções de Aplausos a servidores da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária (Semur) pelo trabalho realizado no distrito de Nova Califórnia, região da Ponta do Abunã, zona rural da capital. A propositura é da vereadora Ellis Regina (Podemos) e do vereador Márcio Pacele (PSB).
Em seu discurso de homenagem, a vereadora fez um retrospecto sobre a Semur, na época em que ela ainda era um anexo da Secretaria Municipal de Planejamento (antiga, Sempla) e, posteriormente transformada em secretaria. “O trabalho feito naquela administração foi um dos maiores já realizados. Não é á toa que atualmente ela é uma das principais secretarias da administração”, ressaltou Ellis.
Ellis parabenizou todos os servidores pelo trabalho e ressalta o impacto social trazido pela secretaria nas localidades rurais da Grande Porto Velho. “É gratificante saber dessa expansão ao longo da BR-364. Centenas de famílias agora terá condições de ´chamar de seu´ seus imóveis. É realmente um trabalho de traz esperança, gratidão e de compromisso com aquelas comunidades”, parabenizou.
O vereador Márcio Pacele, ao destacar o trabalho realizado em um mês por toda a equipe da Semur no distrito, no ano de 2019, salientou outras questões intrínsecas à regularização. “O distrito já perdeu a oportunidade de uma creche no valor de um milhão de setecentos mil Reais por não ter áreas regularizadas. Com a regularização, o distrito passa a ter condições de receber emendas parlamentares para investimento em sua infraestrutura”, ressaltou.
Um dos 28 homenageados, o secretário Edemir Brasil parabenizou todos os comandados e colocou nas mãos dos técnicos o sucesso desse trabalho. “Posso dizer que temos um time multidisciplinar que conhece todas as etapas da regularização e, que trabalhamos com muito amor e empenho para fazer o melhor mesmo com um quadro reduzido de profissionais”, disse.
Segundo Edemir, a secretaria já está realizando os estudos de viabilidade de regularização fundiária também nos distritos ribeirinhos, como São Carlos, e iniciou estudos também em outros núcleos populacionais como as vilas de Calderita e Cujubim. As regularizações da zona rural prosseguem com União Bandeirantes, Jacy-Paraná e logo estarão chegando a Extrema, Abunã, e Fortaleza do Abunã.