CASA DE LEIS: Em sessão extraordinária, deputados aprovam projetos

Política de Regularização Fundiária de Terras Públicas Rurais e Urbanas pertencentes ao Estado de Rondônia é aprovada

CASA DE LEIS: Em sessão extraordinária, deputados aprovam projetos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após a convocação do presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), foi realizada na tarde desta quarta-feira (18), sessão extraordinária para deliberar pauta de votações de projetos em tramitação na Casa, com parlamentares presentes ao plenário e também de forma virtual. Os deputados não recebem valores extras em convocações extraordinárias. Matérias de iniciativa dos parlamentares e também do Executivo, foram votadas na sessão extra. O destaque foi a aprovação do projeto de lei que institui a Política de Regularização Fundiária de Terras Públicas Rurais e Urbanas pertencentes ao Estado de Rondônia.
 
Trata-se do PL 481/20, de autoria do Executivo. O deputado Lazinho da Fetagro (PT) havia pedido vistas ao projeto e aproveitou para discutir com outros parlamentares a redação da matéria, que recebeu emendas do próprio Lazinho e também dos deputados Jair Montes (Avante) e Anderson Pereira (Pros), todas em comum acordo com o Governo.
 
“Agradeço aos deputados, por terem entendido a necessidade de vistas no projeto, que recebeu melhorias em sua redação, para atender de forma adequada. Também destaco a disposição do Governo em dialogar e em acatar as emendas que apresentamos, em sua totalidade”, destacou Lazinho.
 
Na discussão da matéria, os parlamentares destacaram a importância de se promover a regularização fundiária, como forma de assegurar o processo de desenvolvimento do Estado.
 
Outra matéria importante do Executivo, aprovada pelos deputados, foi o PL 886/20 que cria, no âmbito da Polícia Civil do Estado de Rondônia, as Delegacias Especializadas na Repressão a Extorsões, Roubos e Furtos – DERF, nos municípios de Ji-Paraná, Vilhena e Cacoal, bem como a Delegacia Especializada na Repressão de Crimes contra a Vida – DERCV no município de Cacoal e dá outras providências.
 
Também foi aprovado o PL 849/20, de iniciativa do Tribunal de Justiça de Rondônia, que autoriza o Executivo a doar, conforme Lei nº 4.718, de 26/10/2017, imóvel à Prefeitura de Vilhena/RO para a construção do novo fórum naquela Comarca.
Por fim, foi aprovado o PL 882/20, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional suplementar por superávit financeiro, até o valor de R$ 85.927,97, em favor da Unidade Orçamentária Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).
 
Parlamentares
 
De iniciativa dos parlamentares, foram diversos projetos aprovados. O PL 456/20, de autoria do deputado Chiquinho da Emater (PSB), que dispõe sobre o direito do consumidor ao cancelamento ou à remarcação de passagens aéreas, bem como de pacotes de viagens adquiridos, no âmbito do Estado de Rondônia, em razão da doença COVID-19 causada pelo novo coronavírus.
 
O PL 458/20, de autoria do deputado Adailton Furia (PSD), que declara de Utilidade Pública a respeitável ASCOBEMS – Associação Comunitária e Beneficente Marcela Santana, no Município de Porto Velho – RO. O PL 501/20, de autoria do deputado Ezequiel Neiva (PTB), que dispõe sobre medidas de proteção à população rondoniense durante o plano de contingência da Secretaria de Estado de Saúde relacionado ao novo coronavírus – COVID-19.
 
O PL 579/20, de autoria do deputado Anderson Pereira (Pros), que dispõe sobre a realização de sessões de cinema adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias, no âmbito do Estado de Rondônia.
 
O PL 704/20, de autoria do deputado Alex Silva (Republicanos), que estabelece que hotéis, pensões, pousadas, hostels e estabelecimentos congêneres em funcionamento no Estado de Rondônia, deverão criar e manter registro individualizado de identificação da criança e do adolescente que neles se hospedarem, e dá outras providências.
 
E por último, o PL 720/20, de autoria do deputado Jair Montes (Avante), que veda a exploração digital no âmbito do serviço público estadual e dá outras providências.
 
Eyder Brasil
 
Foram oito projetos de autoria do deputado Eyder Brasil (PSL) aprovados na sessão extraordinária. O PL 428/20, que determina aos profissionais de saúde da rede hospitalar pública e privada do Estado de Rondônia a notificar, compulsoriamente, os casos de maus tratos praticados contra crianças, adolescentes e aos menores de 18 anos, portadores de deficiência física e deficiência mental.
 
O PL 431/20, que dispõe sobre a destinação de bens, direitos e valores oriundos de ilícitos penais relacionados à Lei Federal nº 9.613, de 3 de março de 1998, para órgãos de segurança pública do estado e dá outras providências.
 
O PL 490/20, que dispõe sobre a proibição de uso da substância Dietilenoglicol em qualquer fase de produção de cervejas no âmbito do Estado de Rondônia. O PL 499/20 que dispõe sobre medidas de prevenção ao uso de drogas ilícitas nas universidades públicas e privadas no âmbito do Estado de Rondônia.
 
O PL 500/20 que dispõe sobre a criação do Programa Uma Dose de Vista para fins de Doação de Medicamentos no âmbito do Estado de Rondônia. O PL 569/20 que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância decorrente do coronavírus, no âmbito do Estado de Rondônia.
 
O PL 575/20 que dispõe sobre a obrigatoriedade de criação e divulgação, com protocolos de segurança em saúde como forma preventiva e corretiva em casos de doenças infectocontagiosas, surtos, pandemias, epidemias e outras pelas operadoras de transporte por aplicativo, no âmbito do Estado de Rondônia. E o PL 710/20 que dispõe sobre o programa de enfrentamento à disseminação de informações falsas (FAKE NEWS) divulgadas e compartilhadas na internet e telefonia móvel, no âmbito do Estado de Rondônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS