Pela primeira vez os povos indígenas da aldeia Gamir terão acesso à internet na aldeia. O investimento faz parte do projeto de inclusão digital viabilizado pela deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO). Além da aldeia outros 35 pontos em 21 municípios foram disponibilizados.
A aldeia Gamir, dos povos Paiter Suruí, localizada na Linha 14 esta localizada a cerca de 50 quilômetros do perímetro urbano de Cacoal e ainda não possuía sinal de internet. Para a concretização do projeto de inclusão digital a deputada viabilizou R$ 252 mil de emendas individuais.
O indígena Anderson Suruí, filho do cacique Joaquim Suruí, comemorou a chegada da tecnologia na comunidade. “É um momento histórico para nossa aldeia. Em 38 anos de fundação é a primeira vez que o sinal de internet chega aqui e só temos a agradecer a disposição da deputada Jaqueline em apoiar as iniciativas para a inclusão da aldeia”, disse.
A deputada explicou que o projeto foi pensado para democratizar o acesso à informação “Ele universaliza a informação e garante o direito de acesso à internet a todos os cidadãos. Será um importante reforço no aprendizado, pois os estudantes poderão fazer pesquisas escolares ,e também na comunicação”, completou.
CIDADES: As cidades beneficiadas com o projeto são Alta Floresta D’Oeste, Buritis, Cacoal, Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Corumbiara, Espigão do Oeste; Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra/RO, Novo Horizonte do Oeste, Parecis, Pimenteiras do Oeste, Rolim de Moura, Santa Luzia D’Oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras e Urupá.