A PEC foi aprovada em dois turnos por 17 votos, medida transforma os atuais agentes penitenciários em policiais penais.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Por unanimidade, a Assembleia Legislativa de Rondônia, aprovou na noite dessa terça-feira (17), emenda substitutiva ao Projeto de Emenda à Constituição – PEC 005/2019 de autoria do deputado estadual Anderson Pereira (Pros), que cria no âmbito do Estado de Rondônia a Policia Penal.
A PEC foi aprovada em dois turnos por 17 votos, medida transforma os atuais agentes penitenciários em policiais penais. A nova polícia será vinculada ao órgão que administra o sistema penal no Estado.
“Momento de muita alegria para nossa categoria, a qual sou parte efetiva há 14 anos. Como parlamentar é um fato que marca nosso nome de forma positiva na história do Estado. Agradecer a todos envolvidos, que de todas as maneiras nos ajudaram nessa jornada. Assim a categoria está verdadeiramente criada de fato e de direito e só assim vamos alcançar reconhecimento e valorização”, comemorou Anderson Pereira.
A PEC define ainda que:
Os policiais penais deverão atuar na segurança em estabelecimentos penais;
Serão escolhidos por concurso público;
A corporação também será composta pelos atuais agentes penitenciários, que atualmente trabalham na manutenção da ordem e vigilância de presos;A polícia penal também será incorporada ao rol dos órgãos de segurança listados pela Constituição (polícia federal, polícia rodoviária federal, polícia ferroviária federal, polícias civis e militares dos estados).
De acordo com o deputado Anderson, a polícia penal alinhada as demais instituições de combate ao crime trará o reconhecimento da atividade policial já exercida pelos profissionais do sistema prisional, abrindo o leque de atuação dentro e fora dos muros, seja no cumprimento de prisões, recaptura, inteligência, além de retirar alguns policiais militares e civis que ainda trabalham em carceragens, devolvendo-os ao policiamento ostensivo e investigativo. “A sociedade merece mais segurança, o sofrido povo brasileiro merece a polícia penal”, frisou.
“Lutei como servidor do sistema prisional pela Policia Penal, lutei como sindicalista, agora tenho a honra de ter lutado como parlamentar e principalmente conseguindo a aprovação e a regulamentação aqui no Estado de Rondônia”, finalizou Anderson Pereira.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!