TECNOLOGIA: Audiência debate importância da criação de cidades inteligentes no Brasil

Confúcio Moura foi o autor do requerimento que propôs debater o assunto no Senado Federal

TECNOLOGIA: Audiência debate importância da criação de cidades inteligentes no Brasil

Foto: ASSESSORIA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal debateu nesta quarta-feira (04) a implantação de cidades inteligentes no Brasil, e os principais programas do Governo Federal na área de criação e inovação de tecnologias para a comunicação digital e educação.

 

A proposta, requerida pelo senador Confúcio Moura (MDB/RO), foi motivada pela necessidade de avançar no debate, como forma de atender os anseios da população para utilizar a tecnologia a favor da sustentabilidade, qualidade de vida, dos serviços públicos e do planejamento urbano no Brasil.

 

Para o senador, a audiência foi didática e explicativa sobre o conceito de cidade inteligentes, cidades que utilizam os meios digitais para oferecer serviços amplos de apoio e atendimento rápido ao cidadão. “É uma das nossas bandeiras, trabalhar a difusão da tecnologia como direito de todos”, afirmou.

 

De acordo com o diretor do Departamento de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações (MCTIC), Wilson Diniz Wellisch, o tema cidades inteligentes trata do futuro, que é levar soluções inteligentes para o bem-estar do cidadão, para que ele tenha um serviço público mais eficiente. “Esse tipo de ação, de trazer uma audiência pública para discutir junto ao legislativo é importantíssimo, porque a gente tem aí diversas questões, inclusive legais, que tem que ser trabalhadas no que tange, por exemplo, a infraestrutura de telecomunicações”, destacou.

 

Outro palestrante, o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Marcos Adolfo Ferrari, enfatizou que tornar cidades eficientes é permitir que o cidadão tenha mais qualidade de vida e seja mais produtivo. “Se as pessoas gastam menos tempo para resolver as suas rotinas, mais tempo terão para dedicar a atividades produtivas. Permite que a cidade tenha crescimento sustentável, ou seja, possibilita que a explosão das cidades seja de maneira sustentável e não tenham bolsões de pobreza, não tenha má educação, não tenha problema de saúde. Esse é um ponto relevante”, grifou.

 

A audiência pública contou uma participação significativa de internautas que proporcionou respostas esclarecedoras dos convidados. Houve a interação de pessoas de vários estados e do Distrito Federal. O gerente de relacionamento da Telecomunicações S.A Brasileiras (Telebrás), Daniel Hanna Laguna, também participou do evento como palestrante.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS