AGILIDADE: Projeto de Confúcio torna mais eficiente o processo de registro de patentes

Demora na análise dos pedidos de patentes afeta a competitividade e a capacidade de inovação da indústria nacional

AGILIDADE: Projeto de Confúcio torna mais eficiente o processo de registro de patentes

Foto: ASSESSORIA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Brasil encerrou o último ano com uma fila de aproximadamente 208 mil pedidos de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Como consequência, o tempo médio de espera é elevado, 10 anos, enquanto a média mundial é de três anos. Deste modo, o senador Confúcio apresentou nesta quarta-feira (11), o Projeto de Lei (PL) nº 4.972/2019, que propõe dinamizar e acelerar o atendimento das demandas. 

 

A grande demora na análise de pedidos de patentes gera uma série de consequências para a economia: aumento da insegurança jurídica, fuga de investimentos, diminuição do incentivo para inovação (...). A aprovação deste projeto contribuirá diretamente à melhoria do arcabouço legal de proteção da propriedade industrial no país”, afirma o senador.  

 

A proposição contribui para a alteração desse quadro de quatro formas. Em primeiro lugar, as propostas feitas pelo então senador Cássio Cunha Lima, no âmbito do PLS nº 173/2017, foram recuperadas com o objetivo de reduzir diversos prazos processuais. Além disso, o dispositivo prevê que as receitas oriundas de serviços realizados pelo INPI sejam obrigatoriamente aplicadas no próprio instituto. “Nossa expectativa é que, ao conferir maior autonomia orçamentária, facilitaremos o processo de modernização do órgão e a expansão de seus quadros”, considera Confúcio.

 

Em terceiro lugar, como contrapartida dessa autonomia, o instituto disponibilizará anualmente relatório de aplicação de recursos e investimentos, para a sociedade acompanhar a evolução dos indicadores-chave. E, por fim, o PLS prevê a correção do período máximo de concessão da patente, de 20 anos a partir da data do depósito, conforme exigências do Acordo sobre Direitos de Propriedade Intelectual (TRIPS), da Organização Mundial de Comércio.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS