Eyder Brasil disse que o projeto visa evitar os famosos "fura filas", que usufruem da influência pessoal para conseguirem consultas com especialistas, cirurgias entre outros
Foto: assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No início da noite da última terça-feira (20), os deputados em sessão ordinária aprovaram em primeira e segunda votação o Projeto de Lei 113/2019 de autoria do líder do governo na Assembleia, Eyder Brasil (PSL), que obriga a publicação, na internet, de lista de espera dos pacientes que aguardam por consultas (discriminadas por especialidades), exames, internações e intervenções cirúrgicas e outros procedimentos nos estabelecimentos de saúde da Rede Pública de Saúde do Estado de Rondônia.
Eyder Brasil disse que o projeto visa evitar os famosos "fura filas", que usufruem da influência pessoal para conseguirem consultas com especialistas, cirurgias entre outros.
"É lamentável falar isto, mas o tráfico de influência praticado por possíveis políticos, assessores e profissionais da saúde favorecem alguns apadrinhados e eleitores, tumultuando o sistema e prejudicando os cidadãos comuns que aguardam há vários meses a realização de exames ou ser atendido por um especialista", disse.
O PL destaca que a divulgação nos sítios oficiais da Secretaria Estadual da Saúde, deve obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, transparência, moralidade, eficiência e respeito à privacidade do paciente.
As informações a serem divulgadas devem conter o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do paciente, as iniciais do nome do paciente, o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e a iniciais do nome da mãe do paciente, como forma de identificação do paciente; posição da fila de espera, na área médica que o paciente será atendido; a data de solicitação da consulta, do exame ou da intervenção cirúrgica; estimativa de prazo para atendimento solicitado; a relação de pacientes já atendidos;
O PL também cita no seu Art. 2º e 3º que, fica assegurada a alteração na ordem cronológica de inscrição de listas de espera, como fornecer nos sítios oficiais as listas das solicitações de internação de urgência e emergência e o Mapa de Leitos de internação de todos os estabelecimentos que recebam recursos públicos do Estado.
Para finalizar, Eyder disse que o PL após ser aprovado por decisão unânime na assembleia, será encaminhado para apreciação do executivo.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!