VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: Ada Dantas apresenta PL que visa garantir direitos à informação à gestante

Ada Dantas ressaltou a necessidade de se lutar contra situações que ocorrem nas maternidades da capital

VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: Ada Dantas apresenta PL que visa garantir direitos à informação à gestante

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​


A vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN) apresentou, nesta segunda-feira (12), o Projeto de Lei (PL) nº 3.885/2019 que dispõe sobre a implementação de medidas de informação e proteção à gestante e parturiente, contra a violência obstétrica no município de Porto Velho e dá outras providências.

 

Ada Dantas ressaltou a necessidade de se lutar contra situações que ocorrem nas maternidades da capital e que afetam físico e psicologicamente as gestantes, e salientou ainda sua vontade de que o PL abrangesse todo o Estado de Rondônia.

 

Dentre os artigos do Projeto de Lei estão:

 

Coibir que alguém impeça que a mulher seja acompanhada por alguém de sua preferência durante o parto; “O apoio de um familiar num momento importante como o parto é de grande importância para a mamãe, que se sente mais confiante por ter alguém de seu convívio ao seu lado”, disse.

 

Submeter a mulher a procedimentos dolorosos, desnecessários ou humilhantes, como lavagem intestinal, raspagem de pelos pubianos, posição ginecológica com portas abertas e exames de toque por mais de um profissional; “Infelizmente as vezes os estudantes estão querendo aprender, estão fazendo todo o seu trabalho e acabam fazendo da mulher um instrumento de ensino, e não é bem assim. A mulher já está com a sensibilidade muito grande, então é necessário que a gente possa combater isso”, comentou.

 

Manter algemadas as detentas em trabalho de parto; “Aquela mulher está pagando pelo crime que ela cometeu, é claro, mas manter mulher algemada no momento em que ela está dando à luz à uma criança, é impossível que a gente possa aceitar este tipo de situação”, salientou.

 

Como presidente da comissão de defesa das mulheres, advogada e jornalista, tenho muito prazer de oferecer isso às nossas mulheres, de poder garantir esse direito às nossas mulheres aqui de Porto Velho”, finalizou a vereadora.

 

O Projeto de Lei foi aprovado em primeira votação e passará por nova votação nesta quarta-feira (13) e se novamente aprovado, seguirá para apreciação do executivo.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS