Movimento Lula Livre e Fora Lava Jato estarão presentes na Greve Nacional.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A CUT – Central Única dos Trabalhadores juntamente com a União Nacional dos Estudantes iniciarão na próxima sexta-feira (14) greve geral, após a paralisação nacional dos dias 15 e 30 de maio realizado em todos os estados da federação. Todos os movimentos sindicais do país irão aderir à greve nacional, após o chamamento público. O objetivo, de acordo com líderes das entidades, é protestar contra o projeto do governo de reforma da Previdência. Também fazem parte das reivindicações temas como maior geração de empregos formais, retomada do crescimento da economia e contingenciamento na Educação. A retirada do Decreto que proíbe o desconto sindical de trabalhadores será também bandeira no dia da greve nacional.
Paralisação Nacional do último dia 30 realizada na capital do país, Brasília que preparou para a Greve Nacional da próxima sexta-feira (14).
O PT, através da sua Diretoria Executiva, publicou em suas redes sociais a convocação feita pelo ex-presidente Lula para que os brasileiros engajados na luta contra a Lava Jato e o presidente Bolsonaro se façam presentes à greve nacional na próxima sexta-feira (14 de junho).
Convocação nas Redes Sociais do Fora Bolsonaro para a Greve Nacional do próximo dia 14 de junho.
O Movimento Lula Livre confirmou a participação massiva em todas as capitais do país na Greve Nacional.
Publicação das Redes Sociais do ex-presidente Lula convidando seus apoiadores para a Greve Nacional.
O Movimento Fora Lava Jato que iniciou com a Diretoria Executiva do PT no Paraná, também se fará presente nas capitais e principais cidades do país.
MEC não proibiu divulgação de greve geral convocada para esta sexta-feira
Mensagens que circulam pelas redes sociais afirmam que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, teria proibido o MEC (Ministério da Educação) de divulgar a greve geral convocada por centrais sindicais para 14 de junho.
Uma das postagens mais populares, com mais de 36 mil retuítes e 47 mil curtidas, afirma: "Por favor, não divulguem a greve geral do dia 14 de junho. Compartilhe para que as pessoas saibam e não façam a divulgação". A mensagem, irônica, visa a dar publicidade ao ato.
Lava Jato e Sérgio Moro
Nas Redes Sociais, os partidos da esquerda, liderados pelo PT Nacional estão convocando os simpatizantes contra a Operação Lava Jato do ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança) a se manifestarem com muita força na sexta-feira, afim de chamar a atenção do Brasil e do Mundo para desmascarar a maior operação policial de investigação e prisão do Mundo que completou 5 anos e 612 fases com mais de 2500 atingidos.
Em Curitiba, Vagner Freitas diz que Lula confia na força da greve geral do dia 14.
São Paulo – Em visita ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na prisão, em Curitiba, o presidente da CUT, Vagner Freitas, afirmou que “ele continua absolutamente não aceitando a condição injusta de preso político”. Freitas esteve com Lula na companhia do sindicalista Stanley Gacek, dirigente da Federação Norte-Americana dos Comerciários e dos Trabalhadores da Indústria Alimentícia (UFCW, na sigla em inglês).
“Lamentavelmente é a terceira vez que venho aqui, espero que seja a última e que ele seja libertado”, disse Vagner. O dirigente da CUT afirmou que fez um relato das manifestações que correm por todo o país em defesa da educação. “Elas foram muito grandes, capitaneadas pelo povo da educação, pelos estudantes, pelos trabalhadores, e estamos rumo à greve geral muito forte dia 14″. Freitas acrescentou que Lula confia e tem muita expectativa de que a greve “venha para barrar a reforma da Previdência”. “Esse governo foi eleito pelos banqueiros para entregar a Previdência, entregar a economia brasileira na mão da economia internacional.”
A greve do dia 14, continuou, está sendo construída“todos os dias pelo movimento social, movimento estudantil e sindicatos”. Segundo ele, “Lula Livre é uma bandeira importante na construção da greve”. “Ele tem que estar livre, primeiro, porque é inocente. Mas, mais do que isso, porque é o principal instrumento de luta que temos no enfrentamento contra os patrões. Por isso está sendo mantido aqui.”
O sindicalista dos Estados Unidos declarou aos jornalistas que fez a visita “para trazer a solidariedade” da sua organização, que representa 1,3 milhão de trabalhadores. “E também emitir uma mensagem de solidariedade do movimento sindical internacional e federações sindicais globais. Ficou evidente que temos que continuar a campanha de Lula Livre incansavelmente, e também incluir a mensagem de que Lula é inocente. Essas sentenças (que condenaram Lula) são perversões de qualquer norma da Justiça internacional. Espero que seja a última visita”, afirmou Gacek. “Temos que mudar a narrativa internacional e demonstrar que há as provas de que ele é inocente.”
Na segunda data de grandes manifestações pela educação brasileira, atacada pelo governo Bolsonaro, Vagner Freitas acrescentou que “a burguesia brasileira mantém o Lula preso porque sabe que ele, solto, será eleito presidente da Republica”. Disse ainda que o ex-presidente mandou a mensagem de que a sociedade e a militância podem contar com ele, que “vai lutar a vida toda para provar a inocência, sair daqui e lutar para que o povo brasileiro seja libertado desse governo que está aí tirando direitos”.
O presidente da CUT mencionou a Lava Jato para dizer que a operação “acabou com a economia brasileira”. “Lula acredita que a gente possa fazer o enfrentamento. Mandou uma mensagem de esperança e indignação. Não é fácil ficar um ano e dois meses preso e manter essa lucidez, de não aceitar a condição de preso político.”
Greve misturada com movimento contra Lava Jato você é favorável?
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!