SAÚDE: Distribuição de soro antiofídico não é suficiente para atender Rondônia

Senador Confúcio pede interferência do Ministério da Saúde

SAÚDE: Distribuição de soro antiofídico não é suficiente para atender Rondônia

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O senador Confúcio Moura enviou, a pedido do vereador Zul Pinheiro, da Câmara Municipal de Ariquemes/RO, oficio ao Ministério da Saúde informando a necessidade de aumentar a distribuição de soro antiofídico para o Estado de Rondônia e, consequentemente, para os municípios da região do Vale do Jamari.

 

“O problema é crítico. Nos últimos anos o abastecimento de soro para Rondônia foi reduzido e a ocorrência de acidentes aumentou, tendo em vista a existência de muitos animais peçonhentos no Estado”, esclarece Confúcio, ao citar que a situação é ainda mais difícil no Vale do Jamari, especialmente em Ariquemes, por atender os nove municípios da região.

 

A distância entre as cidades é um outro complicador. “Imagina uma pessoa picada por cobra no Rio Pardo, perto de Buritis. Até chegar em Ariquemes, estará bem prejudicada. Se não tiver o soro, precisamos ir para Porto Velho. São mais 250 km de estrada. A vítima não aguenta”, desabafa Zul Pinheiro, em audiência com o senador.

 

Segundo levantamento da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), a incidência de picadas por serpentes aumentou em aproximadamente 65% no último ano. Contudo, o fornecimento do soro não aumentou proporcionalmente.

 

“A distribuição é realizada pela Coordenação Estadual de Imunização, que envia os soros estrategicamente às Regionais de Saúde, responsáveis por liberar os antídotos aos municípios de referência, levando em consideração os dados epidemiológicos, a gravidade dos acidentes e a distância do município sede da regional”, explica a coordenadora estadual de acidentes por animais peçonhentos, Alessandra Dantas.

 

Ocorre que, para todo o Estado, a previsão de uso é de 600 ampolas mensais, e tem sido distribuído apenas 120 ampolas. Com isso, a situação tem se agravado mais a cada dia, resultando em mortes noticiadas pela insuficiência de estoque.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS