Dia 28 de fevereiro era data limite para o Governo encaminhar projeto do realinhamento salarial
Foto: ALE/RO
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os deputados estaduais Anderson Pereira (Pros) e Jair Montes (PTC) participaram na tarde desta segunda-feira, 4, da Assembleia Geral convocada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários de Rondônia (Singeperon) para deliberar a deflagração de greve em todo estado. Por maioria, os trabalhadores decidiram cruzar os braços até o Governo rever no Orçamento os recursos necessários para o realinhamento salarial da categoria e o encaminhamento do projeto de Lei à Assembleia Legislativa. O desembargador Roosevelt Queiroz homologou o acordo entre o sindicato e o Executivo e marcou a data limite de 28 de fevereiro deste ano para o envio da mensagem a Casa de Leis.
Tanto Anderson como Jair Montes colocaram o Poder Legislativo a disposição para intermediar o diálogo com o Estado. Uma comissão da Assembleia foi criada junto com o Governo para estudar a alocação dos recursos e o resultado será apresentado no dia 11 de março.
Desde junho de 2018, o Singeperon busca o cumprimento do acordo judicial realizado em maio de 2017, a elaboração conjunta do plano de carreira dos trabalhadores. Uma greve foi deflagrada no dia 17 de janeiro deste ano, mas a Justiça considerou ilegal. Como as conversações não avançaram e a data limite do projeto previsto pelo acordo homologado judicialmente não foi respeitada, o protesto era o único caminho a seguir, segundo explica a diretoria da entidade.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!