LIBRAS: Cristiane Lopes protocola Projeto de Lei que cria a Central Municipal de Intérpretes

Para Cristiane Lopes, é uma grande satisfação contribuir para melhorar o acesso das pessoas surdas aos atendimentos que lhes são de direito

LIBRAS: Cristiane Lopes protocola Projeto de Lei que cria a Central Municipal de Intérpretes

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A vereadora Cristiane Lopes protocolou na Câmara Municipal de Porto Velho, o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a criar a Central Municipal de Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), destinada à comunicação virtual com pessoas surdas, com o objetivo de assegurar o atendimento, em caráter temporário, em que o órgão público municipal não dispuser de servidor proficiente em LIBRAS.

 

Para Cristiane Lopes, é uma grande satisfação contribuir para melhorar o acesso das pessoas surdas aos atendimentos que lhes são de direito de uma forma inclusiva. "É muito importante que os surdos tenham esse atendimento especializado. Precisamos pensar no próximo e tornar a vida das pessoas com deficiência mais fácil", ressalta.

 

Hoje a comunidade surda em Porto Velho é composta por mais de 8 mil pessoas, de acordo com dados do IBGE de 2010. Danilo Ramos, presidente da Associação dos Surdos de Rondônia destaca que mesmo com uma qualidade expressiva, o município ainda não dispõe da acessibilidade necessária e que isso contraria a Lei Brasileira de Inclusão. "A criação da Central de Libras em Porto Velho deve contribuir para melhorar a acessibilidade no município. Somente através dessa central, os atendimentos nos diversos setores e secretarias, principalmente nos serviços básicos, como saúde e segurança poderão estar mais acessíveis. E isso é um direito de todos os cidadãos", afirma.

 

O presidente da Associação dos Intérpretes de Libras de Rondônia, William Sestito, a criação da Central para a comunidade surda e para os intérpretes é além da realização de um sonho é um passo importante para garantir a acessibilidade. "A partir  da Central, o surdo poderá participar mais ativamente da sociedade e o melhor de tudo, usufruir sem preocupações dos serviços públicos oferecidos pela prefeitura, além, é claro, do acesso à informação e ao desenvolvimento pessoal e profissional", completou Sestito.

 

O Projeto de Lei foi lido durante a última sessão da Câmara e deve passar por votação ainda este ano.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS