ADMINISTRAÇÃO: Comissão de Finanças vota projeto que fixa as diretrizes orçamentárias para 2019

Relator apresentou emendas ao projeto inicial corrigindo erros e dando maior autonomia ao Executivo

ADMINISTRAÇÃO: Comissão de Finanças vota projeto que fixa as diretrizes orçamentárias para 2019

Foto: ALE/RO

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa (Cfetooa) da ALE, presidida pelo deputado Cleiton Roque (PSB), reunida na tarde desta terça-feira (26) apreciou e votou o relatório sobre a LDO exarada pelo deputado Aélcio da TV (PP).


O deputado Aélcio emitiu parecer sobre o Projeto de Lei 920/18 que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária para 2019.


Aélcio explicou que o seu relatório possui emendas parlamentares destinando recursos na ordem de R$ 20 milhões diretamente à Seduc. Este recurso auxiliou para acabar com a greve dos professores, bem como resolver a questão da obrigatoriedade da destinação dos 25% para a educação por parte dos deputados.


O relator também explicou que em Rondônia, se pratica o maior percentual de distribuição dos valores do orçamento aos poderes, chegando a 25%. “E quando há excesso de arrecadação estes valores são compartilhados, mesmo exacerbando o orçamento dos poderes”, disse Aélcio.


Segundo o secretário de Planejamento da ALE, Rafael Figueiredo Martins Dias, o Estado perdeu cerca de R$ 1,6 bi nos últimos anos compartilhando obrigatoriamente o percentual dos poderes, através de excesso de arrecadação.


“A proposta do executivo é a devolução de sobras. A nossa proposta é retornar ao que era no passado, sendo o excesso ficando para o Estado, com carimbo de destinação dos recursos. Os dos Poderes serão corrigidos pelo IPCA anualmente”, justificou Aélcio da TV a emenda colocada na LDO 2019.


Com estas correções, explicou o relator, “estamos trabalhando de forma mais preventiva do que imediatista, portanto o parecer é favorável com as emendas” declarou Aélcio.

 

O deputado Cleiton Roque parabenizou ao relator pela dedicação ao relatório em conjunto com a assessoria da Casa e ressaltou que “o relatório vai devolver a autonomia ao Executivo, para que possa direcionar suas ações a população” finalizou, colocando em votação o relatório sendo aprovado por unanimidade.


Também fizeram parte da reunião os deputados José Lebrão (MDB), Ezequiel Junior (PRB) e Dr. Neidson (PMN).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS