CONTRIBUINTE: Aprovado projeto que dilata prazo para pagamento do IPTU

"Agora o contribuinte terá um tempo para respirar e se organizar, evitando assim ter seu nome negativado", disse Da Silva do Sinttrar.

CONTRIBUINTE: Aprovado projeto que dilata prazo para pagamento do IPTU

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Projeto de Lei apresentado pelo prefeito Hildon Chaves (PSDB) e aprovado na Câmara de Vereadores de Porto Velho na última semana que permite o município à negativar e cobrar judicialmente as dívidas dos contribuintes com impostos como IPTU e ISS, continua sob olhar atento de alguns vereadores, entre eles, Da Silva do Sinttrar (PSB), que desde o inicio buscou meios de amenizar o arrocho ao cidadão conseguindo impedir que dividas abaixo de R$ 500 sejam protestadas. 

A preocupação do vereador é o fato de muitas pessoas não conseguirem pagar o IPTU devido aos prazos e formas de pagamento, que inviabilizava o cidadão assalariado à manter sua divida quitada com o Executivo Municipal. 

"Caso nenhuma alternativa fosse pensada para proporcionar o pagamento do contribuinte, o que iriamos ter nos próximos anos era um festival de pessoas de bem, corretas, indo parar no SERASA e correndo risco de terem suas dividas executadas pela Justiça", falou Da Silva do Sinttrar. 

Agora, o vereador conseguiu aprovar entre seus pares na Câmara, a proposta que estende o prazo de pagamento do IPTU para o dia 31 de março. No projeto de Lei Complementar 905/2017, Da Silva do Sinttrar, além do aumento do prazo, fica estipulado desconto de 20% para quem pagar o imposto em sua integralidade, o contribuinte também poderá parcelar o pagamento em até 10 parcelas, ou ter desconto de 10% para pagamento integral até o dia 30 de abril. Para quem decidir pagar de uma vez até o final do mês de maio não será cobrado juros ou multa.

Para o vereador Da Silva do Sinttrar é importante que os legisladores municipais sempre estejam atentos às necessidades da comunidade, uma vez que agora expostos à condição de terem seus nomes incluído na lista de devedores, foi preciso se pensar meios de facilitar esse pagamento e não apenas sair negativando o nome do contribuinte sem dar as devidas oportunidades de negociação.

"Com a aprovação desse projeto, o contribuinte que até então se via obrigado a pagar o IPTU junto com as dividas de inicio de ano como matricula escolar, IPVA, entre outras contas adquiridas com as festividades de fim de ano, agora terá um tempo para respirar e se organizar, evitando assim ter seu nome negativado", disse Da Silva do Sinttrar.

O vereador ainda afirmou que seu gabinete está aberto a propostas de cidadãos que possam encontrar formas de melhorar as condições de pagamento dos impostos do município, para ele, é fundamental entender o que a comunidade precisa para poder seguir elaborando projetos como esse, visando benefícios diretos para a sociedade. 

Para ser aprovado, o projeto passou pela relatoria da Comissão de Constituição e Justiça - CCJ, onde foi apreciado e considerado constitucional. Com 12 votos favoráveis, 1 abstenção e 7 ausências, a proposta passou na Casa de Leis municipal e segue para a sanção do prefeito.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS