Projeto de Lei de Aélcio da TV proíbe a comercialização de amianto

A Lei já vigora em Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso

Projeto de Lei de Aélcio da TV proíbe a comercialização de amianto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado Aélcio da TV (PP) elaborou um Projeto de Lei que proíbe o armazenamento, industrialização e a comercialização de produtos que contenham amianto ou quaisquer derivados ou mistos de silicato natural hidratado de cálcio e magnésio.

Segundo o parlamentar, a medida é necessária por ser comprovado que, durante a exposição ocupacional e ambiental destes elementos o indivíduo pode contrair doenças como o câncer de pulmão, câncer de laringe, abestose e a mesotelioma. “O produto já é alvo de muitas críticas, inclusive pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela União Europeia (UE)”, afirmou Aélcio.

@VEJAMAIS

Ainda segundo a indicação, já existem outros materiais que podem substituir o asbesto, não sendo necessária a utilização do produto tóxico. “Ele é usado por ter um baixo custo financeiro, porém o custo em cima da saúde popular é muito alto”, complementou o deputado.

O amianto é uma fibra mineral que resiste com melhor êxito as intempéries e, por conta do baixo custo é usado para uma melhor resistência mecânica e a altas temperaturas, ao ataque ácido, alcalino e de bactérias. Além disso, ele também é durável, flexível, resistente e um bom isolante.

Apesar dos benefícios, ele é classificado pela Agencia Internacional de Pesquisas (IARC) no grupo de produtos reconhecidamente cancerígenos para seres humanos, não havendo uma identificação de níveis seguros para a exposição às suas fibras. De acordo com pesquisas, a respiração da poeira de suas fibras é a forma do produto entrar no corpo do indivíduo, causando inflamação das células dos alvéolos e evoluindo para uma série de doenças incuráveis e progressivas.

O Projeto de Lei de Aélcio, além de proibir o uso do amianto, também multa em dez mil Unidades de Padrão Fiscal (UPF) em caso de desobediência e, em casos de reincidência, a penalidade é dobrada. Além disso, as infrações a legislação serão encaminhadas ao Ministério Público.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS