Lindomar Garçon recorre para evitar conflito entre índios e agricultores

Preocupado com o possível conflito entre índios e os agricultores que moram nas propriedades agrícolas da gleba Igarapé Baixo Candeias

Lindomar Garçon recorre para evitar conflito entre índios e agricultores

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Preocupado com o possível conflito entre índios e os agricultores que moram nas propriedades agrícolas da gleba Igarapé Baixo Candeias, inserida no município de Porto Velho, compreendendo o Ramal Maria do Conga, Linha 9, 27, 43 em Candeias do Jamari, Lindomar Garçon, em audiência com o Ministro da Justiça Osmar Serraglio, explanou a real situação daqueles agricultores que diante de interesse por parte da FUNAI da área onde vivem, foi feito o bloqueio da referida gleba e de suas parcelas, causando grande tensão e comoção aos agricultores.

O Parlamentar solicitou intervenção do Ministério da Justiça para interceder junto à FUNAI e assim realizar o desbloqueio das terras de forma pacífica, de modo que nem os agricultores, que vivem naquela região a muito tempo, e os indígenas entrem em confronto.

Estavam presentes na reunião no Ministério da Justiça em Brasília o Coordenador Geral de Geoprocessamento da FUNAI, José Antônio de Sá e o Diretor de Proteção Territorial das Terras Indígenas, Manoel Junior e ficou definido que as comunidades atingidas pelo bloqueio e a FUNAI local poderão buscar um entendimento para que a FUNAI nacional possa tecnicamente analisar e de acordo com o que determina a lei, fazer o desbloqueio das terras pretendidas.

O Deputado Federal Lindomar Garçon, em comum acordo com a Câmara Municipal de Candeias, EMATER, Prefeitura, Terra Legal e Representantes dos produtores rurais da área bloqueada, protocolou Ofício Nº 262/2017 – GAB/LG no Ministério da Justiça e o Ofício nº 278/2017 – GAB/LG na Fundação Nacional do Índio para cobrar destas autoridades uma solução para o problema o mais breve possível afim de se evitar uma guerra entre agricultores e indígenas.

“Centenas de famílias foram surpreendidas com o bloqueio de suas propriedades pela FUNAI. Houve uma grande reação por parte das famílias que ali moram, para se ter uma ideia, trata-se de uma região que habitam agricultores a décadas no projeto denominado Bacia Leiteira, ” afirmou o Deputado Federal Lindomar Garçon ao Ministro e aos Representantes da FUNAI.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS