Laerte busca assegurar continuidade de tratamento de hemodiálise em Ji-Paraná

Impasse pode prejudicar 50 dos 180 pacientes atendidos pela Clineron

Laerte busca assegurar continuidade de tratamento de hemodiálise em Ji-Paraná

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), está intermediando uma solução para o impasse gerado em Ji-Paraná, para atendimento a pacientes renais crônicos que precisam de hemodiálise. Ele disse acreditar que o problema será resolvido.

Atualmente, 180 pacientes são atendidos na Clineron, sendo 96 de Ji-Paraná e 84 de outros municípios. A clínica já recebia o teto estipulado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas como o valor é insuficiente para cobrir as despesas com o tratamento, desde 2013 o governo do Estado pagava a diferença.

Ocorre que a Prefeitura de Ji-Paraná conseguiu aumentar o teto de recebimentos no Ministério da Saúde. Assim, o governo do Estado entendeu que não precisaria mais subsidiar o tratamento, porque isso poderia ser feito pelo município.

A Clineron anunciou que teria que deixar de atender 50 pacientes, porque o valor repassado é insuficiente. Laerte Gomes propôs que, por um período de seis meses, o Estado subsidie 50% do valor restante e a prefeitura os outros 50%.

Durante reunião de Laerte Gomes com o secretário Municipal de Saúde de Ji-Paraná, Renato Fuverki, e com o adjunto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Luis Eduardo Maiorquim, houve um pré-acordo, mas posteriormente o município começou a ver ilegalidade em pagar os 50%.

“O que não pode é parar o tratamento desses pacientes. Precisamos encontrar uma forma de resolver essa situação o mais rápido possível, para que ninguém seja prejudicado”, disse Laerte Gomes.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS