A culpa é sempre do TCE-RO e do MPE-RO - Valdemir Caldas

A culpa é sempre do TCE-RO e do MPE-RO - Valdemir Caldas

A culpa é sempre do TCE-RO e do MPE-RO - Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Como costuma acontecer, sempre que o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e o Ministério Público do Estado de Rondônia investem contra os golpes de corrupção e as fraudes, que infectam o organismo administrativo, nos mais diferentes escalões de poder, os adeptos da política do “Mateus, primeiro os meus”, saem-se com as manjadas desculpas de estarem sofrendo “intensa campanha por parte dessas instituições”.

Mesmo com seus erros, até porque não há obra humana perfeita, O TCE-RO e o MPE-RO são, reconhecidamente, duas importantes sentinelas a serviço da sociedade rondoniense. Muitos daqueles que os criticam, são ditos e havidos como maus mandatários ou péssimos encarregados da coisa pública. São os mesmos que insistem em silenciá-los. No caso dos TCE’S, falam até em extinção. É mole? 

Assim tem sido e assim sempre será. Através da história de Rondônia (e para comprovar isso basta compulsar as suas páginas) maus cidadãos sempre procuraram atribuir aos órgãos de fiscalização a responsabilidade pelas suas diatribes e avanços sobre os recursos públicos. Não é preciso muita engenhosidade para compreender o conceito de moralidade pública que norteia as ações dessa gente.

Agora mesmo, o TCE-RO lançou um facho de luz sobre as trevas das aplicações financeiras do Ipam, o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho, envolvendo a compra de títulos com valores eventualmente acima dos praticados no mercado. Dias atrás, a Polícia Federal instaurou inquérito para apurar a possível ocorrência de gestão fraudulenta no Ipam, no valor de R$ 80 milhões.

Tudo isso se junta para formar um quadro deveras preocupante para muitos segurados do Ipam, que temem que ele tenha o mesmo fim melancólico do Iperon. A menina dos olhos do então prefeito Chiquilito Erse nunca foi tão vilipendiada, maltratada e ultrajada.

Ainda bem que o contribuinte portovelhense, em particular, e o Rondoniense, de modo geral, pode contar com a vigilância e o abrigo de organismos como o TCE-RO, o MPE-RO e a PF, para desespero dos que teimam em confundir o patrimônio público como um repasto à satisfação de interesses pessoais e de apaniguados.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS