Perito Criminal é requerido para atender núcleo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O deputado Cleiton Roque (PSB) requereu junto ao governador Confúcio Moura (PMDB) e à Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), a viabilização e designação de profissional que atue na área de perito criminal para instalar o Núcleo Especializado em Perícia Criminal em Pimenta Bueno.
O parlamentar justifica o pedido tendo citando o crescimento populacional constante do Estado, o que resultou em maior distribuição de renda e ascensão da população. Mas, segundo ele, este desenvolvimento demandou maiores investimentos do Estado em serviços essenciais como saúde, educação e segurança pública.
Mesmo com os investimentos realizados, as comunidades se ressentem da ausência de alguns serviços envolvendo a demanda de segurança pública.
Para Cleiton Roque, a maior precariedade da segurança na região do Cone Sul do Estado é no serviço de perícia criminal, cuja ausência tem ocasionado morosidade nos atendimentos das ocorrências, ocasionando descontentamento na população.
O parlamentar afirma que a política de centralização do serviço em Cacoal praticamente inviabiliza o atendimento às populações dos municípios de Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, São Felipe, Parecis, Primavera de Rondônia e distritos.
Com o crescente número de acidentes de trânsito com vítimas, homicídios, furtos e roubos com vestígios, além de outras demandas que requeiram a necessidade de análise pericial, torna-se imprescindível a instalação deste Núcleo Especializado em Pimenta Bueno para atender também as cidades vizinhas.
Cleiton Roque justifica que, em caso de homicídios, por exemplo, que necessita de necropsia, os familiares passam pelo desumano sofrimento de velar seus entes por horas no Instituo Médico Legal (IML), devido a morosidade na liberação dos corpos, tendo em vista que o perito precisa se deslocar de Cacoal para outras cidades.
O parlamentar conclui afirmando que a implantação do núcleo desafogará os serviços em Cacoal, garantindo a melhor presença do Estado como guardião das políticas sociais.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!