Entenda quais são os próximos passos após o afastamento de Dilma

Entenda quais são os próximos passos após o afastamento de Dilma

Entenda quais são os próximos passos após o afastamento de Dilma

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Com a decisão dos 55 senadores de dar seguimento ao processo de impeachment, Dilma Rousseff será afastada do cargo de presidente da República. No lugar dela, entra o vice-presidente Michel Temer, que assume interinamente o cargo máximo do Executivo. O afastamento de Dilma ainda não é oficial e, para que isso ocorra, o Senado precisa notificá-la da votação. A expectativa é de que o ofício com a decisão seja entregue em poucas horas.

Após a decisão do Senado, Temer é, de forma interina, o presidente do Brasil. Ele deve colocar em prática o plano Ponte para o Futuro - documento divulgado pelo PMDB no final ano passado que contém planos para o país sair "da crise em que se encontra." Segundo o professor de Direito Constitucional do IDP, Daniel Falcão, Temer poderá fazer mudanças drásticas no país. "Ele tem o poder de cortar Ministérios, demitir todo o primeiro escalão do governo, cortar o Bolsa Família. Tudo dependerá dele", explica.

A condição de interino acompanha o cargo de presidente de Temer, pois, mesmo que o Senado tenha aprovado o processo por 55 votos, o trâmite de impeachment de Dilma ainda não foi finalizado. O Senado Federal apenas aceitou a admissibilidade e, agora, o Plenário tem 180 dias para julgar se a presidente afastada cometeu ou não crime de responsabilidade.

A partir desta quinta-feira (12/5), o Senado inicia a fase de instrução. O processo volta à comissão de impeachment para ouvir testemunhas de acusação e defesa da presidente afastada. Depois, os senadores vão elaborar um parecer sobre as acusações que recaem sobre Dilma e entregarão um documento ao Plenário.

O parecer é, então, encaminhado para julgamento da pronúncia. Se a pronúncia do parecer for aprovada pela maioria simples dos senadores, os autos do processo de Dilma vão ao STF para a marcação da data do julgamento final da presidente afastada.

O julgamento final ocorrerá no plenário do Senado e será conduzido pelo presidente do STF. Se 54 dos 81 senadores entenderem que a petista cometeu crime de responsabilidade, Dilma é, então, impeachmada e Temer é oficialmente presidente do Brasil. Caso o Senado absolva a presidente afastada, Dilma reassume imediatamente a o cargo.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS