PMDB intensifica formação de governo, vice quer reduzir ministérios

PMDB intensifica formação de governo, vice quer reduzir ministérios

PMDB intensifica formação de governo, vice quer reduzir ministérios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 A formação do governo de Michel Temer, com a escolha de nomes para preencher cada um dos cargos ministeriais, já está em curso. E não é de hoje: foi um dos principais instrumentos para garantir o apoio dos deputados federais à admissibilidade do processo de impeachment. “Ele vai buscar a consolidação da maioria no parlamento do mesmo modo que sempre se fez: com nomeações, liberação de emendas ao Orçamento e convênios”, diz Antônio Augusto de Queiroz, diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

As conversas até agora se deram, porém, de modo discreto, evitando o constrangimento dos aliados do provável futuro presidente quando negam que esse tipo de discussão tenha existido até agora. De acordo com vários observadores da Esplanada, Temer deverá reduzir o número de ministérios, mas não na proporção defendida pelos tucanos, por exemplo, que gostariam de ver pouco mais de 15. Será necessária uma dezena a mais, pelo menos, para acomodar todos os interesses. Isso já permitirá, ao menos, a redução em 30% do atual número de pastas.

As discussões não são necessariamente de nomes, mas de cotas para os partidos. O PSB, por exemplo, garantiu duas vagas no primeiro escalão, que deverão ficar com dois ex-parlamentares, o gaúcho Beto Albuquerque e o capixaba Renato Casagrande. O PSD conta com um ministério. E o PTB, também. “Não falamos disso até agora, mas convite, a gente não recusa. Temos muitos bons nomes”, avisa o ex-deputado Roberto Jefferson, presidente do partido, que passou a tarde de ontem no Salão Verde da Câmara.

No núcleo palaciano, Temer vai acomodar os aliados mais próximos. Devem ficar Wellington Moreira Franco e Eliseu Padilha, este na Casa Civil. O senador Romero Jucá (PMDB-RR), presidente do partido, também pertence a esse círculo, mas poderá ser mantido no Senado, por exemplo na liderança do governo, cargo que ocupou nos governos de Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, que o demitiu da função. Jucá deverá ser peça chave na construção da maioria parlamentar.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS