Governador se reúne com deputado Saulo e vereadores de Monte Negro
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No encontro, Confúcio Moura autorizou a criação de uma Lei do Consórcio Municipal para atender o município e região, e também falou sobre segurança.
Atendendo pedido do deputado Saulo Moreira (PDT), o governador do estado Confúcio Moura (PMDB) se reuniu na manhã desta quarta-feira (24) em Ariquemes, com vereadores: Marcia Fagundes e Teresa Pacheco (PSDB), e Marcos Santos (PTB) de Monte Negro, para tratar sobre as Agroindústrias do município. Também participaram do encontro, a secretária adjunta da Agricultura do Estado Mary Braganhol, o prefeito de Ariquemes Lorival Amorim (PDT), o vereador José Andrade (Zé Andrade PDT) e assessores.
Na oportunidade, o deputado explicou ao governador e a secretária que, os legisladores do município estão preocupados em incentivar as agroindústrias, que, conforme relatou, estão passando por momentos de instabilidade e falta de motivação, “e com isso, enfrentando dificuldades para comercializar seus produtos”.
Como proposta de solução, os vereadores apresentaram um projeto Lei como modelo do estado do Rio Grande do Sul, de um Consórcio Municipal que dispõe sobre um Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, para atender os agricultores familiares de Monte Negro.
Depois de uma breve análise da Lei à qual já tinha conhecimento, o governador autorizou a elaboração do projeto no estado em favor das Agroindústrias do município. A matéria será apresentada na Assembleia Legislativa pelo deputado Saulo Moreira. “Assim que os trabalhos parlamentares forem retomados, apresentaremos o projeto”, assegurou o parlamentar.
Com grande experiência no Setor, que tem ajudado a alavancar a economia no estado, Confúcio Moura sugeriu que o Consórcio seja feito em parceria com o Banco do Povo e empresas privadas, “para que assim, atenda todas as necessidades das agroindústrias e funcione de forma eficiente”.
O prefeito de Ariquemes Lorival Amorim, que tem dado continuidade no apoio as agroindústrias do município, mas também está enfrentando dificuldades devido ao crescimento das de Ariquemes que atualmente somam 124, sugeriu que o Consórcio contemple outros municípios da região, que tenham interesse em fazer parte do Projeto. “E criando este Consórcio fica mais fácil continuar apoiando o município”, completou.
A secretária Mary Braganhol, que também é grande incentivadora das agroindústrias no estado, relatou que já tem conhecimento do Projeto e também aprovou a medida e a sugestão do prefeito em favor de Monte Negro e da região.
Ainda durante a reunião, o governador deu uma verdadeira aula de motivação aos vereadores, citando exemplos de produtos que são comercializados no estado pelos agricultores familiares com sucesso, e que podem ser adotados sem dificuldades pelas agroindústrias de Monte Negro. “A riqueza está perto de nós”, disse Confúcio, ao explanar que, “com os produtos da própria região, é possível aumentar a renda e melhorar a situação financeira das famílias”.
Outra boa notícia dada aos vereadores pelo governador, foi com relação a implantação do Programa Canal da Cidadania no município, atendendo pedido da vereadora Márcia, que sonha em transformar a região conhecida como “Caí n´água” em ponto turístico, e adotar outros projetos neste sentido.
Segurança
Outro assunto tratado na reunião, foi em relação à falta de segurança pública em Monte Negro. Conforme relataram os vereadores, o tráfico de drogas tem crescido assustadoramente na cidade, o que tem resultado no alto índice de homicídios.
“É uma situação mesmo preocupante, pois Monte Negro sempre foi um município muito pacífico, e agora vem se transformando em uma região perigosa”, concordou o governador, se comprometendo em aumentar o efetivo policial na cidade.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!