Ezequiel Júnior avisa que índios podem fechar a BR 364 em Cacoal

Ezequiel Júnior avisa que índios podem fechar a BR 364 em Cacoal

Ezequiel Júnior avisa que índios podem fechar a BR 364 em Cacoal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cerca de 200 indígenas já ocupam o Distrito Sanitário de Saúde Indígena e outros 100 chegarão à cidade

O deputado Ezequiel Júnior (PSDC) está mobilizando a bancada federal para tentar evitar que 200 índios de cinco etnias fechem a BR 364 em Cacoal. Eles já ocuparam o Distrito Sanitário da Saúde Indígena no município para protestar contra o que chamam de descaso do governo. Lideranças explicaram ao parlamentar que há muitos índios morrendo, principalmente de tuberculose.

De acordo com Ezequiel, os índios exigem a presença do secretário de Saúde Indígena, Antônio Alves, ou então de um representante da secretaria ainda nesta quinta-feira (3). “O ideal é que seja o próprio secretário, senão teremos problemas”, adiantou o deputado.

Ezequiel Júnior citou que outros 100 índios de mais etnias estão chegando a Cacoal nas próximas horas. “Se a rodovia for fechada, vai demorar a ser reaberta. Quando brancos interditam uma BR a Polícia Rodoviária Federal pode agir rapidamente. Em se tratando de índios, é diferente”, lembrou.

O deputado foi procurado por uma amiga, a líder Maria Leonice Tupari, por isso decidiu interceder pelos indígenas, acionando a bancada federal. “A reivindicação deles é justa. Pelo que alegam, a situação está muito difícil nas aldeias, devido à inércia da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), em Brasília”, acrescentou.

Ainda de acordo com Ezequiel, os indígenas disseram que já enviaram diversos recados à Sesai, e como não foram atendidos decidiram agir de forma mais dura. “Sou a favor da negociação. Quando foi procurado por Maria Leonice Tupari vi que o caso é sério, mas entendo que a situação pode ser resolvida sem que a BR 364 seja fechada”, afirmou.

O parlamentar disse que os índios também estão protestando contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215, que define demarcação de terras indígenas quilombolas e áreas de preservação ambiental. “Eles alegam que a forma como está sendo feita é prejudicial às etnias”, destacou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS