Relator esclarece que orçamento contempla crescimento igual

Relator esclarece que orçamento contempla crescimento igual

Relator esclarece que orçamento contempla crescimento igual

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Cleiton Roque diz que transferências constitucionais deixaram de ser contabilizadas como receita corrente, por orientação do TCE

O deputado estadual Cleiton Roque (PSB), relator do orçamento 2016 na Assembleia Legislativa, esclareceu que a peça orçamentária prevê um crescimento igualitário para todos os poderes e instituições, sem prejuízos financeiros para nenhum ente.

Em relação a uma suposta redução de cerca de R$ 800 milhões no orçamento do Executivo, Roque informou que, até o ano passado, o Governo contabilizava transferências constitucionais como repasses do ICMS e IPVA, como receita corrente do Executivo, contrariando inclusive normas contábeis internacionais.

“Esse recurso era arrecadado e repassado aos municípios, como determina a legislação, não ficando no caixa do Executivo. Mas, era contabilizado como receita corrente e uma orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), acabou com essa manobra fiscal e isso explica essa redução em torno de R$ 800 milhões no orçamento do Governo”, explicou.

Segundo Roque, desde o começo do atual exercício, a orientação do TCE determina que o Executivo passe a tratar esse recurso como dedução de receitas correntes, não entrando mais como receita corrente.

“Sou vice-líder do Governo na Casa e relator do orçamento e posso atestar que não há nenhum prejuízo orçamentário para o Executivo, mas apenas uma adequação ao que orientou o TCE. O percentual de crescimento real, de 5,75%, é igualitário para todos os poderes e instituições”, garantiu.

Orçamento discutido

Cleiton Roque lembrou que o orçamento estadual para 2016 foi amplamente discutido por dirigentes e técnicos do Governo, da Assembleia, do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública.

“Pela primeira vez, a peça orçamentária foi construída de forma democrática e amplamente debatida. Com isso, tanto a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) foram tratadas em conjunto e definidas em acordo entre todos os envolvidos”, relatou.

Ao final, Roque lembrou que o momento é de uma relação harmoniosa entre os poderes e instituições, respeitando a independência de cada um. “De forma alguma existe qualquer pressão ou manobra para prejudicar esse ou aquele ente. A Assembleia tem trabalhado para construir um cenário positivo e equilibrado, e esse é um sentimento compartilhado pelos demais dirigentes de poderes e instituições”.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS